Funcionalidades do Rust
Olá! Se você quer saber um pouco mais sobre as principais funcionalidades do Rust, então acho que posso ajudar. Bora 👊
A linguagem de programação Rust tem várias features peculiares e legais! Uma coleção de técnicas que deram certo em outras linguagens e paradigmas.
Features abordadas:
- Zero-cost abstractions
- Data Ownership ou Ownership
- Algebraic Type System ou Algebraic Data Types
- Polymorphism
- Async/await
- Meta programming
- Cargo
Zero-cost abstractions
"What you don't use, you don't pay for. What you do use, you couldn't hand code any better"
Direto do C++.
As abstrações (pattern matching, iterators, generics, collections...) de recursos-base (for loops, if/else, raw pointers...) da linguagem não devem consumir nenhum recurso além daqueles já consumidos. Zero custo!
Ownership
Baseado no RAII (Resource Acquisition Is Initialization) design pattern do C++. Esse padrão de projeto diz: recursos como memória alocada, file handles e database connections devem estar presos a um tempo de vida. Quando um objeto é criado, os recursos são adquiridos e quando o objeto é destruído, os recursos são liberados. Simples. Esse padrão é tão útil porque liberar os recursos é algo facilmente esquecido, você pode ter escrito bastante código antes de precisar liberar e esqueceu, resultando em memory leaks.
Tão útil que... Rust integrou ele diretamente na linguagem e assim surgiu o Ownership. Para não precisar lembrar de usar esse padrão, o próprio compilador vai te forçar a seguir um conjunto de regras chamado de "ownership rules".
Ownership Rules
- Cada valor em Rust tem uma variável que é sua dona, ou seja, cada valor tem um dono.
- Só pode existir um dono de uma vez.
- Quando um dono sai de escopo, o valor é largado ou dropped.
Essas regras são combinadas com as chamadas borrowing rules.
Borrowing Rules
- Em um momento qualquer, você pode ter uma referência mutável ou infinitas referências imutáveis.
- Referências DEVEM sempre ser válidas. SEM NULL/NIL NESSA PO@#$!!
Veja também exemplos em [[Rust Ownership]].
Algebraic Type System
Algebraic data types ou ADTs permitem a criação de tipos compostos usando sum types e product types. Geralmente implementado em linguagens funcionais, como Haskell.
Um product type é um tipo composto de dois ou mais tipos. Pense em um tipo usuário que tem nome e idade, outros dois tipos, dentro dele. Classes (OO) são um exemplo de product type. Basicamente, toda linguagem que tem um sistema de tipos, tem product types.
Um sum type é um tipo que pode ser representado por uma lista finita de opções válidas (como um enum).
Polymorphism
Direto do paradigma de orientação a objetos (OOP), polimorfismo é a capacidade que um objeto ou uma função têm de assumir múltiplas formas ou se comportar diferente dependendo do contexto em que é usada. O polimorfismo geralmente é implementado a partir da herança (inheritance). Já no Rust, o polimorfismo é implementado com traits e generics.
Traits definem um conjunto de funções/métodos que um tipo pode implementar, parecido com interfaces em outras linguagens. Lembre-se, tipos podem implementar múltiplos traits e traits podem ter implementações por padrão (default).
Generics te permitem escrever código abstrato em relação ao tipo, que te leva a código reutilizável e eficiente. Você pode dizer que um tipo necessário para uma função, não é algo específico, mas algo que implemente funções específicas.
O sistema de traits (trait system) em Rust tem sua raiz nas type classes do Haskell. Rust implementa o trait system juntamente do ownership/borrowing e lifetimes, que são um dos motivos da garantia de memory-safety. Alguns benefícios em relação a herança:
- Flexibilidade e composição
- Não-invasivo e extensível
- Evita o problema de classes bases frágeis (fragile base class problem)
- Static dispatch by default e performance
Async/await
Rust roubou a sintaxe async/await
para programação assíncrona da linguagem de programação JavaScript. O paradigma assíncrono permite que tarefas sejam executadas independentemente e concorrentemente sem bloquear a execução do programa principal. O JavaScript usa Promises para representar o resultado de uma operação assíncrona e para utilizar esse resultado é necessário usar os métodos .then()
, .catch()
e .finally()
. O problema é que esses métodos podem levar a um código aninhado e complexo. A sintaxe async/await
no JavaScript permite que código assíncrono seja escrito da forma como código síncrono é escrito, sem usar then, catch e finally. No final é só um syntactic sugar para trabalhar com as Promises.
O Rust adotou a programação assíncrona de maneira parecida. Notação async
antes de fn
e .await?
a cada chamada assíncrona. O ponto de interrogação serve para propagar erros. Como em JavaScript, async/await
em Rust é um syntactic sugar para trabalhar com Futures (similar a Promises). Algumas diferenças do Rust para o JavaScript:
- O
async/await
em Rust segue o princípio de abstração sem custo (zero-cost abstraction). - Em Rust, Futures foram moldados para serem preguiçosos (lazy), ou seja, eles não começam até que sejam explicitamente chamados e "esperados" (awaited). Com isso, Futures podem ser agendados, compostos e combinados com outros Futures sem esforço desnecessário. No JavaScript, quando uma Promise é criada a operação assíncrono já começa em seguida, mesmo se a Promise não tiver sido "esperada" (awaited) ainda.
- JavaScript é single-threaded e tem uma implementação que cria a ilusão do paralelismo. Rust tem paralelismo de verdade, podendo executar operações concorrentes em paralelo usando múltiplas threads.
Meta programming
O Rust tem uma feature muito poderosa, os macros. Para entender os macros, vamos falar de meta programação.
Meta programação é uma técnica que permite um programa a manipular ou gerar código durante a compilação (compile time) ou execução (runtime). Macros são um recurso do Rust que permite o desenvolvedor a definir uma sintaxe customizada e fazer geração de código ou transformação de código. Eles permitem a meta programação com uma forma de escrever código que gera ou altera outro código durante a compilação (compile time).
Cargo
Inspirado no NPM (node package manager) do NodeJS, o Cargo é a ferramenta oficial de building e gerenciamento de pacotes do Rust. Com simples comandos no terminal é possível instalar as dependências de um projeto, compilar o projeto, testar o projeto, etc. O crates.io é onde ficam as caixas/crates, os pacotes do ecossistema Cargo. O package.json
em JavaScript é o cargo.toml
em Rust.
Obrigado por ler! ❤
Fontes: