Cara quanta coisa...
Quando algo ruim acontece na minha vida, geralmente costumo não culpar o que não está no meu controle... Certa vez fui demitido de um projeto que eu adorava, e pouco antes de concluir a experiência. Fiquei arrasado pois não entendi o porque de ter sido desligado. Não me disseram o motivo, muito menos olharam na minha cara. Só recebi a notícia, o pagamento restante e os meus direitos, e nem um tchau me deram.
Eu fiquei tão arrasado que comecei a ligar para o gestor, mandar email, perguntando o motivo. Fui escalando e escalando, mas ninguem me respondia. Tudo isso teve um efeito muito benéfico em mim no fim, pois me liguei que estava perdendo tempo tentando descobrir algo que não mudaria nada no fim. Eu me foquei então no que eu tinha controle, e comecei a pensar "no fim vou assumir a responsabilidade, e com isso, aprender a lidar melhor com essa situação".
Mais pra frente eu aprendi que nem isso adiantava. Não adianta culpar ninguém, nem mesmo eu.
Sobre suas perguntas, acho que você já sabe a resposta para todas. Geralmente o que é mais óbvio é também o mais difícil de se entender. Você já concluiu alguns projetos que te ajudaram de fato, e sabe como aprender. É obvio que está no caminho certo.
A minha dica é totalmente diferente do que você espera ouvir. Não basta apenas persistir, tem que saber se adaptar. Na vida, só sobrevive que se adapta melhor e mais rápido. Se adaptar é 1000x mais difícil que conseguir experiência pra colocar no curriculo ou até mesmo conseguir uma vaga.
E como se adaptar, ou melhor, como tirar vantagem da falta de adaptação de outras pessoas? Faça o que ninguém faz, corra atrás do que todos acham muito difícil ou chato, ou até ruim mesmo... fuja do modismo e da mediocridade da atualidade.