[DICA] Entenda o básico sobre LIBGDX e CRIAÇÃO DE JOGOS em JAVA
Olá dev!🖖
Bem vindo ao mundo empolgante de criação de jogos em Java! Se você sempre teve curiosidade sobre como desenvolver seus próprios jogos e deseja explorar a biblioteca LIBGDX, você está no lugar certo. Este é um guia introdutório que irá fornecer uma visão geral do básico sobre LIBGDX e criação de jogos em Java, permitido que você dê os primeiros passos nesse campo irado!
Antes de começarmos, é importante que você tenha em mente que o LIBGDX é uma biblioteca poderosa e versátil que simplifica o processo de desenvolvimento de jogos multiplataforma, com ela você poderá criar jogos que podem ser executados em diferentes dispositivos, como computadores, smartphones e tablets, iae, está pronto para começar?
Configurando o seu ambiente para desenvolvimento
Não é possível viajar para o espaço sem uma espaçonave, não é mesmo? Aqui será abordado sobre a instalação da IDE e o processo de configuração do LIBGDX.
Instalação da IDE:
Uma IDE(Integrated Development Environment) é uma ferramenta essencial não só para a criação de jogos, mas qualquer projeto em específico. Existem várias opções de IDEs que podem ser utilizadas gratuitamente para o desenvolvimento de jogos em Java com LIBGDX, citando algumas temos:
- IntelliJ IDEA: Essa é uma das IDEs mais populares e amplamente recomendas para o desenvolvimento com o LIBGDX. Ela possui recursos avançados de autocompletar código, depuração, suporte a plugins e uma interface bem bonita. https://www.jetbrains.com/idea/
- Eclipse: O Eclipse é outra opção bastante utilizada para esse objetivo. Ele é conhecido por sua robustez, flexibilidade e extensibilidade. https://eclipseide.org/
- NetBeans: Querido por muitos, o NetBeans é uma IDE de código aberto que também pode ser utilizado para desenvolver jogos com LIBGDX. https://netbeans.apache.org/download/index.html
A escolha de qual IDE você deve usar é uma decisão pessoal, considerando a qual você se adaptar melhor. Por tentar padrozinar o conteúdo de ensino aqui, irei utilizar o IntelliJ IDEA, porém sempre estarei deixando possibilidades de implementar o conteúdo a sua IDE.
obs: Caso você seja um usuário de android e quer criar jogos dentro do seu próprio celular, existe o AndroidIDE, que é uma IDE com o objetivo de trazer um ambiente de desenvolvimento integrado dentro do Android. https://github.com/AndroidIDEOfficial/AndroidIDE
Instalação do Java
É importante garantir que você tenha o Java Development Kit (JDK) instalado em seu sistema. O LIBGDX requer o JDK para compilar e executar seus jogos em Java.
- Acesse o site oficial do Oracle JDK (https://www.oracle.com/java/technologies/javase-jdk11-downloads.html) ou do OpenJDK (https://adoptopenjdk.net/) para baixar a versão mais recente do JDK.
- Escolha a versão adequada para o seu sistema operacional e faça o download do instalador.
- Execute o instalador e siga as instruções para concluir o processo de instalação.
- Selecione opção para instalar o JDK, pois o JRE (Java Runtime Environment) não é suficiente para desenvolvimento.
- Após a instalação, é necessário configurar as variáveis de ambiente do Java em seu sistema. Isso permitirá que as ferramentas e a IDE reconheçam o JDK.
- No Windows:
- Abra o "Painel de Controle" e acesse as "Configurações Avançadas do Sistema".
- Clique em "Variáveis de Ambiente" e, em "Variáveis do Sistema", clique em "Novo".
- Defina o nome da variável como "JAVA_HOME" e o valor como o caminho para a pasta de instalação do JDK (por exemplo, "C:\Program Files\Java\jdk11").
- Localize a variável "Path" na seção "Variáveis do Sistema" e clique em "Editar".
- Adicione "%JAVA_HOME%\bin" no final do valor existente e salve as alterações.
- No macOS ou Linux:
- Abra o Terminal e execute o comando
nano ~/.bash_profile
para editar o arquivo de perfil do shell. - Adicione a linha
export JAVA_HOME=/caminho/para/o/JDK
com o caminho para a pasta de instalação do JDK. - Pressione "Ctrl + X" para sair do editor e, em seguida, "Y" para salvar as alterações.
- Execute o comando
source ~/.bash_profile
para atualizar as variáveis de ambiente.
- Abra o Terminal e execute o comando
- No Windows:
Após ter concluído esse tópico você estará preparado para a próxima etapa.
Instalação do LIBGDX
Agora que você já tem a sua IDE configurada e o JDK instalado, é hora de instalar o LIBGDX e começar a criar o seu jogo.
- Acesse o site oficial do LIBGDX em https://libgdx.com.
- Clique em "Get Started" e, em seguida, em "Setup a project".
- Nessa página, você encontrará as opções para configurar um projeto LIBGDX para diferentes IDEs, incluindo o IntelliJ, Eclipse e NetBeans. Selecione a opção que corresponde à sua IDE escolhida.
- Siga as instruções fornecidas no guia para configurar o projeto LIBGDX em sua IDE. Isso envolverá a criação de um novo projeto, a configuração das dependências do LIBGDX e a importação das bibliotecas necessárias.
- Após concluir as etapas de configuração do projeto, você estará pronto para começar a escrever o código do seu jogo em Java usando o LIBGDX.
Iniciando com o código em LIBGDX
Agora que você tem o ambiente configurado, vamos dar uma olhada no básico do código em LIBGDX. O LIBGDX usa uma abordagem orientada a objetos para o desenvolvimento de jogos em Java. Aqui estão alguns conceitos essenciais para começar:
-
Classe principal do jogo: A classe principal do jogo é onde você inicializa e controla o ciclo de vida do jogo. Ela geralmente estende a classe
Game
do LIBGDX e implementa os métodoscreate()
,render()
,dispose()
e outros, conforme necessário. -
Cenas: Em LIBGDX, você trabalha com cenas para controlar diferentes partes do jogo, como menus, níveis e telas de jogo. Cada cena é uma classe que estende
Scene
ou uma de suas subclasses, comoStage
ouScreen
. -
Sprites: Sprites são objetos que representam elementos gráficos no jogo, como personagens, objetos e cenários. Você pode criar sprites usando a classe
Sprite
do LIBGDX e personalizá-los com texturas, animações e propriedades de física. -
Gerenciamento de entrada: O LIBGDX oferece recursos para lidar com entrada do usuário, como toques na tela, cliques do mouse e pressionamento de teclas. Você pode capturar e tratar eventos de entrada em seu jogo usando as classes
InputProcessor
eInputAdapter
. -
Renderização: A renderização é o processo de exibição dos elementos gráficos na tela. O LIBGDX usa o conceito de lotes de renderização, onde você agrupa objetos para renderizar de forma eficiente. Você pode usar as classes
SpriteBatch
eShapeRenderer
para renderizar sprites e formas geométricas, respectivamente.
À medida que você avança em seu projeto, você aprenderá mais sobre recursos avançados, como animações, física, colisões e muito mais.
Fique ligado nos próximos posts aqui no Tabnews, essa é uma série de grande valor de ensino, seguindo os padrões do conhecimento concreto sugerido pelos próprios criadores desse site irado!
E é isso passoal, agradeço a atenção de quem leu até aqui, no próximo capítulo iremos bater um papo sobre a arquitetura de um jogo e é claro, vamos criar um projeto de exemplo para facilitar o acompanhamento. Se cuide 🖖