Executando verificação de segurança...
3

Relato de um DEV Júnior.

Sou desenvolvedor full stack júnior há 2 anos e trabalho com PHP puro (boa parte dos projetos da empresa utiliza o PHP 7). Como sou estudante de Sistemas de Informação, ao decorrer do meu curso me deparei com uma salada de linguagens adota por diversos professores: C, C++, Java, Python, JavaScript e Haskell, isso mesmo, Haskell! (a qual me proporcionou uma excelente base da programação funcional que levei para outras linguagens). Porém, nunca tive a oportunidade de utilizar PHP na faculdade, mas já tinha realizado, há muito tempo, alguns cursos gratuitos e pagos na internet, os CRUDs clássicos com SQL, HTML, CSS, JavaScript e PHP.

Mas eu sempre me perguntava: "Poxa, quando vou realmente conseguir meu primeiro emprego e ganhar dinheiro com programação para adquirir minha independência financeira? Será que o caminho é estudar e aprofundar em Python, Java, C++ ? Ou essas linguagens no hype, tais como Kotlin, Go ... ?". Apesar de ter feito alguns CRUDs o PHP não passara pela minha cabeça como opção.

Após dois anos de curso na universidade, um colega me avisou que iria abrir um processo seletivo para estagiário, uma empresa local a qual ele trabalha. As tecnologias da vaga eram PHP, JavaScript, CSS, HTML, MySQL entre outras. Nessa época eu estava participando com meu professor de um projeto de pesquisa (PIBIC) utilizando React/React-Native, a pesquisa não era remunerada de início. Fiz o processo seletivo para estágio e passei, deixando assim a minha pesquisa. Pois precisava de grana!

Mesmo sabendo que PHP era uma linguagem que sofre bastante preconceito entre os desenvolvedores e a galera de tecnologia, isso não me intimidou. Muito pelo contrário, fiquei empolgado em saber que iria trabalhar com uma linguagem de back-end a qual poderia me proporcionar colocar em prática padrões de projetos e conceitos teóricos que ouvia os professores falar em seus exemplos de brinquedos (toy problem).

Pois bem, passando por esse caldeirão de linguagens de programação na faculdade e terminando com PHP pagando meus boletos e meus jogos, eu notei algo muito importante que meus professores e mentores me ensinaram e carrego até hoje: Todas as linguagens de programação não passam de ferramentas que utilizamos para resolver problemas. Algumas melhores que outras para determinados problemas, claro. Isso é fato! Então por qual razão devo me apegar a uma linguagem em detrimento de outra? Fica aí o questionamento.

Sim, a linguagem de programação é uma ferramenta importante que precisamos escolher. Porém, o mais importante não é escolher a linguagem e dominar bem a sua sintaxe. Mas sim focar no alicerce, na fundação. Ou seja, os conceitos que você leva para QUALQUER LINGUAGEM! Alguns são:

  1. Algoritmos (complexidade e análise);
  2. Matemática básica (funções, conjuntos, recursão ...);
  3. Compreender o paradigma orientado a objetos (POO);
  4. Lógica de programação;
  5. Padrões de projetos;
  6. Estruturas de dados;
  7. Teste de software.
    Então, respondendo sua pergunta. Sim. PHP é uma excelente linguagem, pois com ela coloco em prática todos esses tópicos que mencionei, os quais carregarei para qualquer outra linguagem ao decorre da minha carreira.

Respondendo sua pergunta sobre IDE, utilizo o PhpStorm (jetbrains).

Carregando publicação patrocinada...
1

pô, que depoimento legal(realmente gostei muito e concordo com tudo), mas acho que você não entendeu muito o que eu queria dizer no debate, não queria fazer mais um post genérico que discute se uma linguagem x é melhor que outra, se tem emprego pra elas, etc. a idéia era que discutissemos coisas ao redor da linguagem como a comunidade, os materiais ao redor, problemas dela, coisas legais, divulgar projetos, e qualquer outra coisa ao redor da linguagem que também é pertinente saber sobre.