A primeira coisa que a gente pensa quando vê um certo título é se perguntar sobre as capacidades e habilidades técnicas (stack) que são necessárias para desenvolver algum tipo de projeto.
O que muitas pessoas (principalmente juniors) pensam é que se souberem a linguagem x, y, z, com framework a, b, c, podem ser considerados junior, pleno ou senior. Sendo que na verdade é mais relacionado ao conceito de ser junior, pleno e senior. Isso varia bastante de pessoa para pessoa, mas o meu conceito é:
-
Junior: focado no aprendizado, quase sempre desenvolve soluções não otimizadas e quase sempre precisa da ajuda de alguém pra começar pra supervisionar e/ou auxiliar. Não consegue se virar muito sozinho.
-
Pleno: consegue desenvolver praticamente todas as atividades sozinho, não precisa de supervisão mas de vez em quando necessita de auxilio para desempenhar as tarefas. Consegue desenvolver algumas soluções otimizadas
-
Senior: tem um conhecimento bem abrangente de toda a área, tem capacidade de ensinar e auxiliar pessoas com senioridade menor. Consegue pensar e desenvolver soluções ótimas além de melhorias no sistema.
Lembre-se que o requisito varia de empresa para empresa. Junior, pleno e senior é só uma titulação, é colocada pra ter-se uma hierarquia técnica no ambiente de trabalho. A pessoa recebe a titulação a depender da estratégia da empresa também. Plenos ganham mais que juniors, porque a empresa iria te promover a pleno se ela não consegue te dar um aumento de salário?
Existe casos em que um profissional tinha o título de senior em uma empresa, mas quando foi fazer uma entrevista na empresa onde trabalho, ele não era considerado nada além de junior. Não me pergunte o por quê ele era considerado senior anteriormente, porque eu também não sei.
Aconselho você a focar no aprendizado, o título é só mais um título. Quando você for um junior, pleno ou senior você vai saber. Você vai se sentir como um e as empresas vão te ver como um.