Pô Bruno, me identifico com a tua história porque se parece muito com meus próprios passos. Tenho 31 anos e comecei copiando e colando códigos HTML e JS lá por volta de 2004/2005 sem entender muito, também criava jogos com RPG Maker, mas só fui estudar (e aprender de fato) programação nos últimos anos.
Em 2020 perdi um tio muito querido, pouco tempo depois começou a pandemia e perdi o emprego que tinha num hotel, perdi relacionamento, enfim... Já havia tentado aprender a programar algumas vezes, mas nunca "entrava na cabeça" (até entendia o que era um loop, mas como usar isso de fato?).
Decidi que dessa vez aprenderia na marra, nem que precisasse ler a mesma coisa e praticar 1000 vezes até aquilo enraizar na mente e comecei a estudar por conta própria seguindo o https://www.theodinproject.com/ , virei madrugadas por conta do silêncio já que o ambiente em que morava sempre me impediu de ter foco e estudar (bem provável que eu também tenha TDAH hahah).
Quando o preparo e a sorte se encontram é onde surgem as oportunidades. Curioso tu mencionar o Akita, porque um amigo me mandou um link de um processo seletivo de programa trainees do qual participei e consegui meu primeiro emprego como desenvolvedor e onde tô trabalhando até hoje (e eu nem imaginava que era a empresa da qual ele foi co-fundador). Btw, é bem possível que abram uma nova turma em janeiro 👀
Enfim, uma dica é colocar tuas infos de contato em posts como esse pq pode abrir mais chances à oportunidades. Se quiser me adicionar no linkedin: https://www.linkedin.com/in/jv-vogler/ ou email: [email protected] a gente pode trocar uma ideia! Mas o segredo é estar preparado pra quando a sorte aparecer. Estude, crie projetos e não desista que as coisas darão certo :)