Integração entre sistemas: Principais benefícios
Integração! Em um mundo onde a entrega de demandas é exigida com cada vez mais rapidez, o tempo tende a se tornar um recurso escasso dentro do ambiente corporativo, isso nos leva, então, a valorizar e explorar a praticidade e otimização que a tecnologia nos proporciona usufruir através das inúmeras ferramentas de trabalho pensadas para resolver as mais variadas e específicas lacunas percebidas nas rotinas de processos de todas as empresas.
Um sistema especialista precisa ser alimentado com dados que, provavelmente, foram gerados por um outro sistema, os dados recebidos são processados e novos dados são gerados para serem usados em outros sistemas, e assim sucessivamente.
Por exemplo: Uma empresa de vendas recebe um novo pedido, o sistema de pedidos envia os dados do pedido para o sistema de gerenciamento de estoque para verificar a disponibilidade, o sistema de estoque recebe os dados do pedido e gera uma resposta com a confirmação do estoque, os dados do cliente são enviados então para o sistema de transporte para verificar os prazos e valores referentes à entrega do pedido, o sistema de transporte, por sua vez, gera uma resposta com as informações de prazo e valor de entrega, os dados de pagamento do pedido são enviados então para o sistema financeiro, que após confirmação do pagamento, envia uma resposta ao sistema de pedidos informando que o pagamento foi realizado e assim o pedido pode passar para a próxima etapa envolvendo diversos outros sistemas até que o pedido seja efetivamente entregue.
Cada sistema recebe, processa e gera dados que precisam ser repassados ou armazenados para que outros sistemas possam utilizá-los.
A dificuldade surge quando a transmissão dos dados de um sistema para outro NÃO é feita de forma automatizada, mas através dos colaboradores de forma manual, gerando um ambiente mais propenso a erros e processos bem mais lentos. Chegamos então ao assunto principal deste post que é mostrar a importância e os benefícios da integração entre os sistemas.
Agilidade nos processos, menor probabilidade de erros causados por dados incorretos, entrega de demanda com maior qualidade, relatórios integrados, além de, mais tempo para se dedicar em novos projetos são alguns dos benefícios de utilizar sistemas integrados nos seus projetos.