5 Dicas para Melhorar sua Produtividade
Veremos neste artigo algumas dicas que são relativamente simples de colocar em prática, mas são muito efetivas.
Seja no trabalho ou nos estudos, ter uma boa produtividade nos ajuda a cumprir nossos deveres do dia a dia. Mas, ter uma boa produtividade não significa que você deve estar o tempo todo ocupado, fazendo tasks ou estudando algo.
Uma boa produtividade está ligada a uma boa gestão de tempo, para que além de fazer o que você precisa fazer, você ainda tenha um tempo de qualidade para si.
Veremos a seguir algumas dicas que são relativamente simples de colocar em prática, mas que são muito efetivas.
1 - Planeje suas atividades
Por mais que pareça simples, muitas pessoas começam o dia sem saber exatamente o que fazer ou até mesmo acabam vendo na hora. Por isso, crie um checklist no dia anterior do que você tem que fazer/estudar no dia seguinte.
Além de você ter uma organização dos afazeres, isso vai guiar você às prioridades, que é nosso próximo tópico.
2 - Defina suas prioridades
Depois de organizar suas tarefas, é muito importante estipular níveis de prioridades para cada uma delas. Isso porque às vezes acabamos fazendo uma tarefa que gostamos mais e deixamos outra (que deveria ser feita logo) para depois. Isso faz com que você acabe trabalhando mais, além de ter que fazer a tarefa na correria por conta de seu prazo de entrega.
Por isso, analise quais tarefas são prioridades, as que são mais urgentes e as que não são tão importantes para fazer naquele dia e que, consequentemente, pode ser feito depois.
As pessoas mais produtivas são aquelas que reduzem o tempo gasto em tarefas de pouca importância para se dedicar mais à realização do trabalho que realmente importa, sem precisar trabalhar mais para isso.
3 - Não seja multitarefa
Você já deve ter passado pelo seguinte problema: você está trabalhando em diversas coisas ao mesmo tempo, mas está demorando demais e nenhuma das tarefas foi de fato concluída. Isso acontece, pois, quando estamos fazendo várias coisas simultaneamente, não conseguimos nos concentrar direito, o que faz nosso cérebro processar as informações com mais lentidão.
Como resultado, em vez de fazer uma coisa bem feita, acabamos fazendo duas coisas não tão bem feitas como poderiam ser, caso você tivesse se empenhado em fazer bem feito uma de cada vez. Sendo assim, evite realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Isso também vale nos estudos: concentre-se em uma matéria por vez.
4 - Limite o acesso as redes sociais
Para manter a atenção necessária no que estamos fazendo, é importante evitar distrações, ainda mais se você já desenvolveu maus hábitos de procrastinação.
Quantas vezes você não recebeu uma notificação no celular e a partir dela, foi responder uma mensagem no WhatsApp, conferir o Instagram, assistir os stories… e nisso já perdeu uma meia hora e você nem percebeu…
As distrações cobram um preço alto e é por isso que devemos nos esforçar para eliminá-las sempre que possível.
5 - Faça pausas
No começo deste artigo falamos que para ser produtivo você não precisa estar fazendo algo 100% do tempo, até mesmo porque isso não é saudável. Você, seu corpo e sua mente precisam de um descanso para uma boa produtividade.
Você deve fazer algumas pausas no trabalho/estudos. Indo de encontro ao tópico anterior, aqui sim você pode escolher ficar no celular, conferir redes sociais; como também pode literalmente ficar fazendo nada, apenas descansando.
Se tiver um tempinho de pausa maior, pode praticar alguma atividade física. Além da importância de manter uma rotina de exercícios, ela auxilia na circulação sanguínea, onde os exercícios estimulam o cérebro e liberam hormônios que auxiliam no aumento da memória, da concentração e ainda reduzem o estresse, ou seja, só benefícios.