Caro Padawan,
A corrida pelo aprendizado sempre vai existir, independente da tecnologia que usamos.
Pense em como eram os cálculos antes e depois da calculadora.
Particularmente, vejo a IA como uma 'nova' calculadora, e devemos usá-la para dar suporte e agilizar nossas tarefas.
Muita gente é contra, muita gente é a favor, mas só sei de uma coisa: a IA está só no começo, e negá-la vai te atrasar perante o mundo. Use-a para te fazer um expert ou apenas para resolver seus problemas, que, no caso aqui, é criar um sistema.
Vou te falar sobre minha experiência pessoal a respeito disso.
Trabalho em uma multinacional financeira, e os times de infraestrutura, middleware (onde estou), servidores e desenvolvedores são enormes. Estamos divididos em squads para todos os lados e com diversos projetos em andamento.
Em pouco tempo, a empresa disponibilizou uma IA reservada que usa o 'cérebro' do GPT4 para auxiliar nas áreas, todas elas: RH, financeiro, administrativo, áreas técnicas em geral. A produtividade e a solução de demandas deram um salto estrondoso.
Na área de middleware, normalmente me deparo com a necessidade de automação de algo. Programo em bash (linux) e algo que antes eu fazia em três ou duas semanas, termino em 15 minutos. Ou seja, mesmo a IA fazendo o rascunho (isso vai depender do seu prompt), em pouco tempo de ajustes você tem o que precisa. Um ponto interessante nisso é que, se eu não entendesse de bash, não ia adiantar muita coisa, ou ia demorar muito mais para eu aplicar a automação que precisava. Uso como auxiliar.
Os desenvolvedores estão voando alto com o auxílio da IA, mas utilizando-a como a 'nova' calculadora, se é que me entende.
Como o colega falou no comentário, não precisa tentar aprender na raça. Use um modelo para te ajudar sem dor na consciência, ou até mesmo para fazer junto com você. Afinal, o intuito é dar vida à sua criação, e a forma não interessa, deve ser a mais prática possível.
Outro bom exemplo é que, mesmo não sendo minha área, estou criando um aplicativo de finanças, e este é só o primeiro que vou criar.
Entenda que a IA pode ser um potencializador.
Espero ter ajudado.