Parabéns pelo post em primeiro lugar, achei muito esclarecedor, ainda mais por conta de eu estar iniciando na programação agora, e estar meio nesse caminho. Mas pretendo me aprofundar mais, para ter uma base sólida. Mas agora queria deixar um questionamento, para você ou mais pessoas que já realizaram faculdade, ou estão em processo. Diferença de faculdade presencial (Federal,pública e privada etc...), ou faculdade (EAD/ao vivo ou etc...), claro que possui uma diferença entre elas, mas ao mesmo tempo tem uma igualdade que é o empenho do aluno, que em ambas as faculdades o estudo do futuro profissional, só depende e exclusivamente do aluno. Mas em questão instituição, vocês acham que você tem uma diferença na qualidade do estudo ou é irrelevante???
Existe sim muita diferença. No geral, uma unifersidade pública vai te preparar melhor, pois você estará em um ambiente praticamente hostil e terá que aprender a se virar na marra. Você encontrará ótimas pessoas e terá professores (nem sempre bons) mais bem preparados, é um ótimo lugar para fazer networking.
Muitos tem a ideia errada de que as universidades públicas são as melhores, na verdade elas apenas te preparam melhor, pelos motivos que eu disse anteriormente. Já nas particulares acontece o inverso, muitas até te ensinam melhor, mas te preparam menos. Tudo é um tradeoff, não existe opção perfeita para nada.
Faculdades EAD são ótimas para quem já trabalha e quer fazer uma transição de carreira. Elas não são nem de longe as melhores, mas te garantem um ensino superior, que já é muito melhor do que qualquer curso da internet. Sempre procure universidades com boas notas no Enade e boas avaliações do MEC, pois são as métricas que temos (não as melhores). Por exemplo, na minha universidade (UFRGS) a maioria absoluta dos cursos têm nota máxima no Mec e no Enade, mas a média de evasão da universidade é de 50%, que muito alta.
Sobretudo no curso que eu faço, Matemática Aplicada Computacional, a evasão está na casa dos 80%, o que demonstra que o ensino não é tão bom assim, pois forma pouco, mas quando forma, o egresso é preparado para enfrentar qualquer problema.
Em síntese, se você quer entrar de cabeça e entender a fundo, com uma mentalidade autodidata e de forma muito aprofundada, as universidades públicas são o seu lugar. Se você não tem como se dedicar muito, ou acha que teria muita dificuldade em um ambiente mais hostil, uma universidade particular é a melhor opção. Agora sobre EAD e presencial, prefira presencial sempre caso tenha a oportunidade de escolher, independentemente do que falem por aí, qualquer coisa presencial é melhor, a diferença é que no EAD tu tem mais versatilidade e rapidez para algumas coisas. Se você for um aluno empenhado metade do processo já estará feito, uma boa universidade irá facilitar, acelerar e focar esse empenho.