Preparação para a entrevista na Google
Google… O empregador mais atraente e uma das empresas mais bem pagas do mundo. O Google abre uma porta para programadores excepcionais que não se limitam a resolver problemas que já conhecem, mas também devem ter habilidades para resolver problemas que não encontraram antes. Se você é um deles que tem essa habilidade e tem o sonho de conseguir uma vaga de engenheiro de software no Google, você precisa seguir uma estratégia e entender todo o processo que esta empresa está procurando para a contratação de programadores de primeira linha.
Os procedimentos de contratação no Google para a função de engenharia de software são semelhantes aos de outras empresas, portanto, discutiremos a habilidade de programação que você deve ter e também discutiremos algumas outras dicas e detalhes que você deve manter em mente ao se inscrever no Google.
Pontos importantes
O Google contrata apenas programadores excepcionais, portanto, não há dúvida de que a habilidade de resolução de problemas e codificação (estruturas e algoritmos de dados da área de enfoque) é uma habilidade obrigatória no Google para a função de engenharia de software, mas você precisa ter em mente que o Google também se preocupa muito sobre Googlyness que abrange paixão por tecnologia, curiosidade, ética, simpatia, boa cidadania e muito mais.
O nível de dificuldade da entrevista depende do nível da função de engenheiro de software que você está aplicando no Google. Engenheiro de software ou SWE-II (Nível 3) é um engenheiro de software em tempo integral. Neste nível, existem 4 ou 5 rodadas no local e pessoas no limite de L3 e L4 (abaixo), eles podem lançar uma questão de design, mas geralmente não. SWE-III (Nível 4) é para candidatos com BS + 8 anos, MS + 5 anos, Ph.D. + 2 anos. Aproximadamente. Neste nível, espere 4 ou 5 rodadas no local e também pelo menos uma pergunta de design de sistemas.
Todos os engenheiros (em todos os níveis) colaboram em toda a base de código do Google, com um processo de revisão de código eficiente e é por isso que o Google deseja ver um código de alta qualidade, eficiente e claro, sem erros de digitação.
Os entrevistadores são treinados para não reagir às suas respostas, portanto não espere uma resposta sim ou não deles, se você está indo na direção certa ou não. Isso é péssimo, mas é uma maneira muito eficaz de avaliar um candidato, então prepare-se para ver rostos frios como pedra.
Antes de discutirmos todos os detalhes, recomendamos que você dê uma olhada na página Como contratamos na página de carreiras do Google e se familiarize com o processo de entrevista. Para a entrevista de engenharia de software do Google, você pode preferir qualquer linguagem de programação com a qual se sinta confortável, mas deve conhecer sua linguagem de programação muito bem. Seria ótimo se a escolha fosse C++ ou Java . Vamos discutir todas as rodadas, uma por uma, desde o recebimento da chamada para as entrevistas até o detalhamento da entrevista.
Sendo notado pelo Google
O Google recebe mais de dois milhões de currículos, mas contrata apenas cerca de 4.000 funcionários todos os anos, por isso não é fácil ser notado pelos recrutadores em entrevistas telefônicas. Leve as referências por meio de alguns contatos que trabalham nessas empresas ou você pode ter a ajuda do LinkedIn e de plataformas de codificação online para aumentar suas chances de entrevistas por telefone. Abaixo estão alguns pontos que irão ajudá-lo a conseguir a chamada para entrevistas ...
Tente fazer um currículo de uma única página e incluir apenas coisas relevantes. Seja breve e preciso porque nenhum dos recrutadores tem mais de 15 segundos para digitalizar um CV. Anote apenas as coisas com as quais você se sente confortável, não finja nada porque o entrevistador pode perceber isso facilmente durante a entrevista. Se você está mencionando seu projeto, mencione a complexidade de seu projeto também. Consulte o link Resume Building - Recursos e Dicas para obter as orientações para preparar seu currículo.
Você pode participar do Google Kickstart ou Google Code Jam, que é uma competição de codificação hospedada pelo Google. Se você chegar à Rodada 2 (cerca de 3.000 concorrentes) no Google Code Jam, poderá ser contatado pelo Google.
Mantenha seu Linkedin, Github e outros perfis atualizados; os gerentes de contratação usam essas ferramentas como LinkedIn, bancos de dados de ex-alunos e associações profissionais para encontrar candidatos adequados.
Vá para conferências e comece a fazer contatos. Os funcionários do Google costumam falar em conferências e são muito acessíveis.
Entrevista Telefônica
Assim que seu currículo for selecionado, você será convidado para as entrevistas técnicas por telefone (média de 2 entrevistas por telefone), que são ligeiramente diferentes das entrevistas no local, mas aí você precisa escrever o código em algumas ferramentas de compartilhamento como o Google Doc e que ficarão visíveis para o entrevistador . Terá cerca de 45 minutos cobrindo Estruturas de Dados e Algoritmos . Você pode encontrar duas questões e espera-se que você escreva o código para pelo menos uma delas. Abaixo estão alguns pontos para orientá-lo para entrevistas por telefone ...
Você precisa escrever o código para a pergunta de codificação que o entrevistador fará, lançar uma solução de força bruta no início, mas você deve tentar melhorar sua solução também. Pense na complexidade do tempo e do espaço e veja se você pode melhorá-los.
Pratique escrever código no Google Doc. É diferente de um editor de texto. Não há recuo, destaque de sintaxe e preenchimento automático, portanto, é bom praticar no Google Doc e se familiarizar com ele.
Pense em voz alta e fale com clareza (as pessoas enfrentam problemas aqui) em entrevistas por telefone e diga sua estratégia ao entrevistador para resolver o problema. O documento será atualizado em tempo real. Será óbvio se você estiver digitando sua resposta ou se estiver copiando e colando. O entrevistador pode pedir para fazer uma segunda entrevista por telefone se na primeira ele não conseguir avaliá-lo adequadamente.
(continua no link da fonte)