Executando verificação de segurança...
14

Funcionalidades mais exigidas em Testes técnicos para DevFront end Jr (escrito por um Dev Jr para outros Devs Jrs)

As mais pedidas

Nesse pequeno conteúdo eu vou tentar trazer um compilado de todas ou quase todas as funcionalidade (que me lembro de ter desenvolvido) que exigem ser implementadas em um teste técnico para Dev Front end Jr.

Em toda a minha jornada como programador de +/- 2 anos, eu já fiz e continuo fazendo testes para vaga de Dev Front end (acho que fiz uns 10 ou mais). Algumas especificando que era para Dev Jr e outras com o título em aberto e como a ideia de "desenvolve ai a solução até onde você conseguir" que a gente vai entender o seu nível. Depois de fazer tantos testes a gente acaba percebendo alguns padrões nos teste, funcionalidades que se repetem.

Funcionalidades

  • CRUD
  • Conexão com API - (Fetch, Axios)
  • Persistência de dados - (LocalStorage , Json-Server)
  • Responsividade - (Mobile First)
  • Rotas - (React-Router-Dom)
  • SEO
  • Contexto - (Redux, Context-API)
  • Criar Listagem de Array de Objetos (.map(), .filter(), .some(), ...)
  • Criar Listagem de Favoritos
  • Formulários de cadastro - (Reack Hook Form, Formik)
  • Upload de Arquivos
  • Dashboard Interativo
  • Botão de busca

Essas foram as funcionalidades que eu mais desenvolvi realizando os teste técnicos. Nenhum teste vai pedir tudo isso de uma so vez kkkk, mas é bom já ter um conhecimento prévio para não ser pego de surpresa e conseguir desenvolver bem a sua solução para o desafio proposto.

Dicas:

  1. Uma coisa que eu sempre faço e que acho que vale muito é ir além do que é solicitado no desafio. Não precisar ser muito além, mas pode ser aquele detalhe que vai fazer a diferença no final. Ex: Foi pedido a implementação de uma listagem, caso a listagem for muito grande seria legal você implementar um botão de Voltar Ao Topo.
  2. Encontrou um erro? Tenta implementar a solução que torne mais fácil a avaliação do outro programador que vai avaliar o seu código e não a solução que vai tornar a avaliação mais incômoda para ele. Ex: Você vai conectar com a API externa e ela devolve um erro CORS. Você prefere que o seu avaliador instale uma extensão de terceiros no navegar para poder testar o seu código ou você prefere criar um mini servidor para fazer a conexão com a API externa e resolvendo o o erro? Sendo que a segunda solução ele não vai ter trabalho algum para testar o seu código. (Estou preparando um vídeo para esse problema).

Com certeza eu esqueci de alguma outra dica ou funcionalidades que são bem comuns em teste técnicos para Dev Jr Front end, se você lembrar de alguma que está faltando pode contribuir nos comentários.

Abraço!

Carregando publicação patrocinada...
4

Muito bom. Importante se lembrar: "Se a vida te der limões, faça uma limonada" kkk

Uma pequena experiência que tive e gostaria de compartilhar.
Em meu primeiro teste para uma vaga de desenvolvedor júnio, eu obviamente não cumpri os requisitos desejados, porém decidi fazer a tal da limonada hahaha.
Após o retorno negativo, eu continuei desenvolvendo o projeto por conta própria, até que consegui cumprir com todos os requisitos e seguindo o máximo de boas práticas desejadas.
Resultado: No próximo teste prático que participei (os requisitos eram parecidos, assim como os descritos no post) fui muito bem.

Abraço a todos.

1

Completar os testes mesmo depois de uma negativa é uma excelente forma de se preparar para o próximo desafio!

valeu pela contribuição!

2

Cara excelente postagem, ja salvei para estudar sobre.... um aduvida é, durante essses testes eles pegam no pé referente a questões de consultar projetos pessoais ou stackoverflow por exemplo? Pergunto porque uma boa parte dessas coisas ate conseguiria fazer, mas não de bate pronto assim kkkkk

1

Enquanto isso relaxa, um dos trabalhos do programador é pesquisar.Seja na documentação, stackoverflow, YouTube...

Acho muito difícil alguém ter todas essas soluções na cabeça pra fazer de bate pronto (devs jrs), mas é interessante você saber o caminho para construir elas e saber quando usar, dai sua pesquisa fica mais fácil.

1

Quanto tempo vc tem de carreira? E quanto tempo foi de estudo até sua primeira vaga? Estou buscando minha primeira oportunidade, mas está difícil.

1

Tenho quase 2 anos. Eu, com um pouco menos de 1 ano de estudos consegui a minha primeira vaga em uma startup. Eu tinha pouquissimo conhecimento, e isso fez com que eu tivesse bastante dificuldde no início, mas considero que no meu caso foi sorte de eu conseguir um emprego tão rápido assim e também eram outros tempos, o mercado tava contratando muito, tinha muita oferta. Hoje a realidade é outra e está muito difícil.

Não deixe o desânimo te pegar por conta da dificuldade de entrar no mercado. Foque em seu processo de aprendizagem e siga firme. Não dê pressa ao tempo, isso so atrapalha. A sua hora irá chegar, assim como chegou para outras pessoas. Fez um teste e não passou? Use de experiência para o próximo e faça melhor.

1

Obrigado mesmo joseromary!! Realmente eu vejo que não está fácil. Além das empresas terem parado um pouco com as contratações, existe ainda outro fator: as empresas que ESTÃO contratando, estão desvalorizando muito o dev júnior sem experiência.

Já me candidatei em dezenas de vagas, creio que em torno de umas 17 já. Dessas, pouquíssimos dão retorno. Das que deram retorno e tive a oportunidade de fazer uma (ou mais) entrevista(s) técnica e outra comportamental, na maioria das vezes não querem pagar um valor justo.

Já recebi ofertas de 1000 reais para trabalhar. Não aceitei por que sou casado, então seria impossível sustentar uma casa recebendo esse valor. Acho que as empresas estão se aproveitando do momento para poder jogar o preço lá em baixo nas contratações.

Mas, sigo firme buscando minha primeira oportunidade. Uma hora algo aparece. Obrigado mais uma vez pelas dicas. Abraço!

2

Também gostaria de apoiá-lo e te incentivo a se candidatar em mais vagas, até as que pedem experiência. Falo por mim, eu trabalhei por quase 5 anos como suporte e em 01/2021 larguei o emprego e peguei um estágio de 3 meses de programação (a bolsa de apenas R$500), que tinha chances de ser efetivado numa empresa grande e acabei não sendo efetivado. A partir de maio daquele ano, com certeza fiz mais de 30 testes, beirando umas 100 entrevistas kkkk. Graças a Deus consegui um emprego como suporte assim que eu sai daquele estágio e continuei estudando programação nas horas vagas, e ao mesmo tempo ia me candidatando. Fazia as entrevistas no intervalo do almoço, me escondendo de algumas pessoas do trabalho e tudo mais kk.

Depois de 6 meses eu consegui outra oportunidade como trainee, mas não vinguei, fiquei apenas 3 meses no contrato de experiência. 1 mês depois da demissão, já em 2022 eu consegui minha oportunidade como junior e estou trabalhando até hoje.

2
2
1
2
1

Muito boas suas dicas!! Você acha que fazer alguns freelancers ajuda a conquistar vagas conseguindo experiência e praticando seu conhecimento?

2

Com certeza! Fazer freelas é uma excelente maneira de adquirir experiência e provar que você tem dominio de um determinado conceito ou tecnologia. Vai fundo!

1

Sou bem iniciante ainda.. não entendi essa parte do 'CRUD com persistência de dados'. Se a vaga é para front-end, cobrar fazer um crud não seria fora do escopo? Desculpe a pergunta, eu ainda sou bem leigo e provavelmente eu entendi errado, a porém mesmo assim gostaria de ouvir sua resposta.

1

Precisa perdir desculpa não, kkk relaxa! Se tiver uma dúvida é pra perguntar mesmo, sem medo! Pensando na sua pergunta, eu poderia separar melhor as informações.

  • Crud
  • Persistência de dados

Então... é bem comum que a empresa solicite a criação de um CRUD com o intuito de testar vários pontos dos seus conhecimentos em programação, e alguns deles podem ser: Integração com API, quando e como usar os verbos HTTP ex: GET, POST, PUT, DELETE.

Você treinar o CRUD com persistência de dados criando projetinho básico:

  • To do List
  • Cadastros de CLiente/Paciente/Produtos

Para persistir os dados você pode usar o LocalStorage ou Json-server. Eu sugiro aprender a usar o Json-server. É bem tranquilo de usar.

Se você tiver mais dúvidas, n exite em perguntar.

Abraço!

1

Excelente resposta. A maioria dos candidatos a front-end tem receio na hora de fazer um CRUD ou persistência (este que vos fala tbm teve).
Resposta 'felomenal'.

1
1

Muito bom, sou dev junior já fiz alguns projetos como freelancer e estou buscando minha primeira oportunidade na area. E com certeza vou utilizar esse post de referencia para estudos

1
1

Muito bom, recentemente eu fiz um teste técnico e pediram TypeScript também. No mercado de trabalho é bem comum o uso dele, então recomendo fortemente que vocês já comecem a usar em seus projetos.

1

sensacional suas dicas, vou salvar aqui pra ir treinando, eu tenho uma duvida, esses testes são feitos como? eles te mandam o teste e vc devolve o código, ou vc faz ali com alguem acompanhando?

e em relação ao tempo que eles dão, como funciona?

2

Não sou o OP, mas comigo sempre foi uma semana (7 dias) pra devolver o teste. Se precisar de mais tempo, pode pedir, mas normalmente é mais do que suficiente o tempo que eles dão em relação ao que é pedido.

O código normalmente é pedido em um repo (bitbucket, github). Dependendo do tipo de aplicação (digamos um NextJS), dá pra mandar funcionando numa edge como a Vercel inclusive (já fiz isso).

Algumas empresas (SAP e TW) fazem um "pair programming" com você depois, pedindo explicação do que você usou, porque usou, como fez, etc. Mas é raro, normalmente o teste técnico é pra filtrar quem não sabe nada de nada e ele vem logo depois da entrevista com o RH. Se você passar no RH e no técnico, provavelmente vai falar com PM/TM da vaga onde você vai ter mais perguntar técnicas, talvez relacionadas ao seu código, mas normalmente são genéricas do tipo "temos o problema XY, como você resolveria? uais ferramentas usaria? Onde buscaria ajuda?".

1

Tenho medo de quando for fazer o primeiro teste, isso ja da uma ajudada, por mais que eu acredite que não passe de primeira, é mais um aprendizado pra vida

2

Felgon, não tenha medo. Tente manter a tranquilidade enquanto faz o teste isso ajuda muito no desenvolvimento e digo mais é super normal não ser aprovado no primeiro desafio, tão normal que é quase uma regra kkkkk. E como disso o amigo no comentário acima, use o seu último desafio como preparação para o próximo.

Abraço!