"Devo fazer faculdade?" e o custo ao longo prazo de suas escolhas
A insegurança é uma característica da psique humana. Sair do ponto A, para correr o risco de não alcançar o ponto B, mesmo após tanto esforço, deixa um gosto amargo na boca. Logo, é até esperado a quantidade de textos questionando a necessidade de fazer um curso superior, ou perguntando se vale a pena fazer pública, ou privada.
Ninguém quer gastar anos da sua vida em um curso superior, para depois descobrir que disputará vagas com pessoas que não trilharam esse mesmo caminho.
E aí fica muito mais fácil ser seduzido na narrativa do mito da garagem, e do jovem brilhante que largou a universidade e foi brilhar no mundo da inovação e empreendedorismo.
O que falta analisar é: Se isso fosse tão comum, por que os exemplos estão tão distantes? Por que nunca conheci um deles de perto?
Tenho por volta de 10 anos de carreira, e realmente, o começo foi bem complicado.
Tive que construir uma boa rede de contatos, e os nós mais fortes dessa rede, foram construídos à partir da universidade.
Mas mesmo assim, no começo de carreira, tive que disputar com pessoas que não passaram pelas mesmas experiências que tive na universidade, e confesso, durante meus 2 primeiros anos me questionei se havia desperdiçado meu tempo.
Porém, os anos foram se passando e tudo começou a fazer mais sentido quando percebi que meu teto era muito mais alto do que a média das pessoas que não tiveram a mesma formação que tive.
A boa noção de matemática, estatística, algoritmos, e hardware se provaram úteis para resolver problemas que iam além de formulários de cadastros. Tinha uma facilidade muito maior de abstrair os conceitos e propor abordagens.
Sem falar que após alguns anos trabalhando em grandes empresas estrangeiras, a maioria dos programadores que trabalharam comigo e que tinham maior senioridade, possuíam pelo menos o título de mestre. Não estou dizendo que esta é a regra, mas foi o que presenciei.
Inclusive, em uma conversa com um amigo da Índia, ele me disse que em Bangalore sem um mestrado é muito difícil, sequer, entrar no mercado.
Meu texto não tem a intenção de te convencer de nada.
Entretanto, acredito que uma boa universidade irá te preparar, não para a entrada no mercado, mas para seu crescimento nele.
Um forte abraço 🙏