Executando verificação de segurança...
13

"Devo fazer faculdade?" e o custo ao longo prazo de suas escolhas

A insegurança é uma característica da psique humana. Sair do ponto A, para correr o risco de não alcançar o ponto B, mesmo após tanto esforço, deixa um gosto amargo na boca. Logo, é até esperado a quantidade de textos questionando a necessidade de fazer um curso superior, ou perguntando se vale a pena fazer pública, ou privada.

Ninguém quer gastar anos da sua vida em um curso superior, para depois descobrir que disputará vagas com pessoas que não trilharam esse mesmo caminho.

E aí fica muito mais fácil ser seduzido na narrativa do mito da garagem, e do jovem brilhante que largou a universidade e foi brilhar no mundo da inovação e empreendedorismo.
O que falta analisar é: Se isso fosse tão comum, por que os exemplos estão tão distantes? Por que nunca conheci um deles de perto?
Tenho por volta de 10 anos de carreira, e realmente, o começo foi bem complicado.
Tive que construir uma boa rede de contatos, e os nós mais fortes dessa rede, foram construídos à partir da universidade.
Mas mesmo assim, no começo de carreira, tive que disputar com pessoas que não passaram pelas mesmas experiências que tive na universidade, e confesso, durante meus 2 primeiros anos me questionei se havia desperdiçado meu tempo.
Porém, os anos foram se passando e tudo começou a fazer mais sentido quando percebi que meu teto era muito mais alto do que a média das pessoas que não tiveram a mesma formação que tive.
A boa noção de matemática, estatística, algoritmos, e hardware se provaram úteis para resolver problemas que iam além de formulários de cadastros. Tinha uma facilidade muito maior de abstrair os conceitos e propor abordagens.
Sem falar que após alguns anos trabalhando em grandes empresas estrangeiras, a maioria dos programadores que trabalharam comigo e que tinham maior senioridade, possuíam pelo menos o título de mestre. Não estou dizendo que esta é a regra, mas foi o que presenciei.
Inclusive, em uma conversa com um amigo da Índia, ele me disse que em Bangalore sem um mestrado é muito difícil, sequer, entrar no mercado.
Meu texto não tem a intenção de te convencer de nada.
Entretanto, acredito que uma boa universidade irá te preparar, não para a entrada no mercado, mas para seu crescimento nele.

Um forte abraço 🙏

Carregando publicação patrocinada...
5

Quem faz a faculdade é o próprio programador e quem faz um bootcamp é a pessoa e não o bootcamp. Você citou sobre "minha base é maior", concordo que sua base é maior. Mas então eu estou concordando 100% com você? Na verdade não... Eu estudei em colégio particular até a Oitava série, no Ensino Médio no público não tive dificuldade alguma pela minha base, mas ontem mesmo vi um garoto de escola pública fazer um projeto de robotica e recebeu um contrato de 1 milhão. Na verdade a diferença entre uma "boa faculdade" e uma uniesquina é que ela te obriga a estudar matérias necessariamente dificeis. Mas se ao invés de te obrigarem você mesmo se obrigar a fazer isso e usar a uniesquina para o canudo? Método de ensino está totalmente errado, você tirar 10 na prova faz com que você sinta que está evoluindo porém não está. Nós temos que ter impeto e sede de conhecimento.

5

Vou discordar parcialmente de você, o que quer dizer que concordo parcialmente.

Não é bem que o aluno faz a escola, é uma simbiose. A escola boa atrai os alunos bons. Os alunos bons querem as escolas boas. É um processo seletivo, literalmente. Até anda bem falho ultimamente, mas ainda funciona assim. O aluno se faz, mas há limitações.

Um aluno bom vai se dar bem em qualquer lugar, mas ele se dará melhor em alguns melhores. Um aluno ruim se dará mal em todos os lugares, mas se dará pior em um lugar ruim (sem contar que no melhor lugar ele pode desistir). Por isso bootcamps pouco importam, eles são zuados, só ensinam receitas de bolo (pode ter alguma exceção) e por ser ruim, até é melhor para quem não precisa deles.

Anedotas são ótimas, mas elas não provam nada. As exceções confirmam a regra, não provam que a regra está errada. É a mesma questão dos poucos caras que largaram a faculdade e se deram bem, eles são exceções "que você não é" e não podem ser usadas como prova que algo é assim.

A boa faculdade te cobra mais. Mas já foi mais, hoje não é tanto assim. Já contei aqui e em outros lugares algumas anedotas sobre isso. E ela seleciona bons companheiros de classe para você estudar junto. Hoje está mais raro achar tão bons, então são os bons que tem. Por isso o nível vai caindo. E muita gente prega que deve mesmo baixar a barra para não melindrar as pessoas. Por isso que tem gente que prega que a boa faculdade, e algumas cederam a isso, que deve ensinar Python ou JS em vez de C e linguagens diferentes do popular para dar mais repertório.

A maioria das pessoas não possuem a disciplina de se obrigar e não conseguem formar um currículo próprio, menos ainda se auto avaliar, por isso elas precisam de cursos para guiarem. E é claro que o curso que te dá 10 sem merecer está errado. Algumas pessoas querem matar a meritocracia, que é sempre executada de maneira falha, assim como a democracia que outro grupo quer acabar, porque se acabar esse conceito pode impor privilégios para grupos de pessoas, sem pudor.

O tema é bem extenso e dá para debater bastante, eu certamente não falei tudo o que podia.

Obrigado a todos que participam, não importa a opinião que tiverem.

3

O que gosto nos seus textos aqui é que você consegue passar bem o que sabemos mas não vemos muito escrito por aí: Não existem respostas boas que são simples, o mundo, a vida, são complexos.
Conseguir levantar pontos para fazer quem está lendo a mensagem pensar e chegar em uma resposta ou conclusão exige conhecimento, experiência, vivência. Muitos não gostam disso, querem a resposta rápida e simples, mas no fundo... todos sabemos que no fundo as coisas não são simples.

Enfim, vim aqui apenas para elogiar a forma que você escreve e expões suas idéias e pensamentos assim. Isso enriquece e muito o ecossistema aqui do TabNews.

Um abraço!

3

Eu andei testando o Reddit. É trágico. Tomo um monte de negativos lá :D E eu falo, lá você pega o que for mais votado e faz o contrário :D, é quase infalível. E quase sempre é uma linha, é zoeira, ou um radical ingênuo ou porra loka :D

Muito obrigado. Sempre é bom ver que eu falo para algumas pessoas. Para o resto, paciência, eu não sei fazer diferente. Eu tento fazer o meu melhor, e quero melhrorar mais.

0
2

Obrigado. É complicado programar sem ser. Queria até ser mais :D É muito o que eu falo, se a pessoa não tem pelo menos um pouco isso, não vai sair coisa boa no código, na solução como um todo, as crenças da pessoa dominam.

1

Não entendi muito bem o que vc quis dizer ai.
Uma Faculdade boa é sim uma grande diferença, porquê ela te proporciona algumas coisas.

  1. Você se obriga a estudar, por causa do valor.
  2. As matérias são difícies, então você estuda dobrado pra não pegar DP e não ter que pagar mais mensalidade.
  3. O Networking é bem importante (Consegui só no ultimo ano uns 3 projetos que me deram um retorno legal, por causa de colegas da faculdade)
  4. Se a faculdade é boa mesmo, ela tem projeto de pesquisa, e os professores são no mínimo mestres de IA ou algo do gênero, então é uma grande oportunidade pra fazer amizade com eles e aprender nesses projetos de pesquisa.
  5. A teoria base mais importante, que não é programar... Programar você aprende Algorítimos e Orientação a Objetos com o Guanabara. Mas agora, análise de software, gestão de projetos, arquitetura... Isso você não aprende com qualquer um, e eu só aprendi isso na faculdade.

Não sei se vc concorda com essa lista acima, e deve ter exceções de pessoas que sabem construir um software bem feito do zero sem ter feito faculdade usando uma arquitetura bem feita, só lendo livros e bootcamps, mas esses itens ai, pra mim pelo menos, eu não achei em nenhum bootcamp, livro, e em nenhum cursinho...

2

O assunto é manjadíssimo, foi falado inúmeras vezes. E ainda um monte de gente cai nessa. E o texto foi bem escrito e traz uma forma nova. Quem sabe você convença as pessoas, mesmo sem querer. Até porque quem não precisa de faculdade sabe que não precisa ser convencido. Quem precisa acha que "você" é maluco. Por isso eu falo, entre em Harvard e não faça a matrícula. Se você só conseguir entrar na unieskina ou nem tentar, está no caminho errado.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

3

Para desmentir o "mito da garagem", basta falar para a pessoa pesquisar a formação acadêmica dos fundadores de unicórnios (companhias com valor de mercado acima de 1 bilhão de dólares).

gráfico com as formações acadêmicas

Steve Jobs, Bill Gates e Mark Zuckemberg largaram a faculdade. Mas ninguém fala que não foi uma universidade qualquer, mas sim Harvard e Stanford, universidades em que a concorrência e os requisitos para ingressar são extremamente altos.

1
1

Ao meu ver para quem vai começar do 0 so sabe ligar o PC e Jogar, acho valido fazer ainda mais por conta do network que a faculdade proporciona.
O mesmo remédio não funciona para todos, mas para mim funcionou em 2007, e só estou hj na multinacional graças a um contato que fiz na faculdade, o legal é que ele não trabalhou onde estou, mas, me indicou onde ele trabalhava e lá em um projeto do cliente conhecendo os fornecedores conheci o meu futuro chefe.
mas para que essa sua história, é só para justificar o pqp eu acho valido quem está saindo do 0 fazer faculdade.

1

Esses coaches de internet são grandes culpados por essa demonização da Faculdade, com esses papos furados que utilizam com a intenção de vender curso.