Executando verificação de segurança...
1

Como não sei a natureza desses dados fica difícil dizer se faz sentido ou não. Porém, há uma abordagem que já utilizei que me ajudou a manter o banco saudável. O json, Eu salvava em um banco de chave-valor (era um Redis) e a chave, Eu enviava para o banco relacional para criar uma referência com meus dados. No seu caso, tu ainda poderia manter eles adicionalmente em um S3, para garantir maior durabilidade. Porém, fica a ressalva: Eu não tinha um cenário com objetos tão grandes, e talvez um banco de chave-valor sofra um pouco no seu caso.

Carregando publicação patrocinada...
1

obrigado @josefilho!

se eu tivesse planejado o sistema e houvesse a necessidade de avaliar chaves dos objetos, eu seguiria uma abordagem próxima a sua, mas não se usa nenhuma chave desse objeto, nunca.

Na sua opnião ainda é válido armazenar isso no banco?

1

Eu diria que vale a pena pensar em mover esse objetos (sem perder a referência com os dados com os quais eles se relacionam) para um storage com menor custo (um S3 por exemplo). Porém, é necessário avaliar o impacto disso. Tudo é um tradeoff.
Essa é a hora de agir como um Senior. Se organize com o time, crie uma agenda para implementar uma prova de conceito (tiro curto, entre 2 à 3 semanas), e execute benchmarks. Talvez tu chegue em uma resposta melhor do que só o plano das ideias.
Te garanto que se a abordagem se provar melhor, a carga do banco será menor, mais barata e vai reduzir a instabilidade da base de vocês.
Bom trabalho ;)