Sim, você está coberto de razão.
Em geral, fanboys estão preocupados com o que você usa. Seus clientes não, eles só querem a solução.
Mas nem sempre.
Pode ter gente querendo legitimamente quererendo te ajudar a definir uma opção melhor. Só estou citando a hipótese, não é tão comum e não estou dizendo que é o caso que nem conheço.
Muitas vezes a sua decisão pode não ser a melhor, mas quase sempre é só você que terá prejuízo com isso, por essa razão você deve escolher o que usar. Sempre falo que não importa a opinião dos outros, o que você for fazer terá consequências positivas ou negativas... para você, não para elas, então elas não tem compromisso com você. Claro, elas também podem ser mais experientes que você.
Por outro lado, eu já vi um cliente quebrar a cara por não se importar com isso. Eu já vi uma empresa que não perguntou que tecnologia iriam usar. A tecnologia foi abandonada e eles sofreram muito por isso. Até que um dia resolveram que tinha que fazer do zero porquenão tinha mais a menor condição, e o tamanho e outros fatores justificava. Contrataram alguém e não perguntaram e não perguntaram que tecnologia ele iria usar. Não aprendem. Usaram uma tecnologia meio fora do padrão. Tá tudo bem até agora, mas não sei até quando. Outra questão é que o sistema antigo tinha 1MB, o novo tem 1GB fazendo a mesma coisa, mas isso é outra questão e não vou entrar aqui, é triste o estado que estamos.
Mas claro, o cliente está satisfeito, mesmo tendo problemas. Eu poderia contar outras anedotas, tenho várias . O problema raramente é a tecnologia é quem fez uso dela.
Concordo que UX é muito mais importante, depois de entregar todos resultados corretos, sempre. Muita gente ignora a UX, muito mais do que pode parecer. Vejo o tempo todo, até de quem discursa sobre isso. Está cada vez mais comum o programador olhar para o umbigo e não para a necessidade do usuário. Vejo em todo canto, todo dia em quase tudo o que uso.
Eu uso PHP. E uso C # também, de maneiras absurdamente diferentes. Se fosse para usar PHP como uso em C#, eu faria em C#. Escolho PHP quando ela me entrega algo que C# não entrega, que é a simplicidade. Eu não me vejo usando PHP usando OOP.
Quase todo mundo faz coisas muito básicas. Se fosse fazer algo grandioso seria diferente. A Wikipedia roda em cima de PHP sem problemas. É a linguagem mais adequada? Não sei. Ela roda com centenas de servidores, torrando uma grana mensal com isso. O Stack Overflow é feito em C# e poderia rodar com apenas 1 servidor se quisesse (já fizeram teste e foi bem). Claro, a WP é um dos 5 sites mais acessados do mundo e o SO é só um dos 50 (aproximadamente, esses rankings variam e não são precisos). Mas o SO tem mais interação do que a WP. E claro que não é só a linguagem que faz isso, é a maneira de fazer também. O SO foi pensado para ser muito eficiente, inclusive para melhorar a UX já que performance também é UX. E melhora o SEO também, um dos segredos porque eles são achados mais que outros lugares.
Eu tenho uma palestra que mostra tudo isso. Tem muita coisa que é ignorada e é importante, mais do que a linguagem escolhida. Por exemplo, eles tiveram ganhos quando tiraram certos caches. A maioria vai na intuição que cache é sempre bom, mas isso não é verdade.
Acho que está no caminho certo. A linguagem é só uma ferramenta e todas elas são muito parecidas, mesmo se escolher errado não terá muito problema. E as pessoas escolhem errado o tempo todo, eu mesmo escolho mesmo depois de 40 anos fazendo isso, muitas vezes porque é mais cômodo, mas é um erro calculado porque sei que não fará muita diferença, quando faz, eu escolho outra.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).