Executando verificação de segurança...
2

Criptografia MD5

O MD5 (Message-Digest algorithm 5) é um algoritmo de hash de 128 bits unidirecional desenvolvido pela RSA Data Security, Inc., descrito na RFC 1321, usado por softwares com protocolo ponto-a-ponto (P2P), verificação de integridade e logins. Foi desenvolvido para suceder ao MD4 que tinha alguns problemas de segurança.

Por ser um algoritmo unidirecional, um hash MD5 não pode ser transformado novamente na password (ou texto) que lhe deu origem. O método de verificação é, então, feito pela comparação das duas hash (uma da base de dados, e a outra da tentativa de login). O MD5 também é usado para verificar a integridade de um ficheiro através, por exemplo, do programa md5sum, que cria a hash de um ficheiro. Isto pode-se tornar muito útil para downloads de ficheiros grandes, para programas P2P que constroem o ficheiro através de pedaços e estão sujeitos à corrupção de ficheiros.

O MD5 é de domínio público para uso em geral. A partir de uma mensagem de um tamanho qualquer, ele gera um valor hash de 128 bits; com este algoritmo, é computacionalmente impraticável descobrir duas mensagens que gerem o mesmo valor, bem como reproduzir uma mensagem a partir do seu digest. O algoritmo MD5 é utilizado como mecanismo de integridade em vários protocolos de padrão Internet (RFC1352, RFC1446, etc.), bem como pelo CERT e CIAC.

Carregando publicação patrocinada...
1

Muito bacana!
O único problema dos MDx e do famoso SHA1, é que estes mesmo que gerem hashes impossíveis de reverter (Não há decrypt), para valores iguais ele sempre gera exatamente a mesma hash, então qualquer curioso com um pouco de conhecimento consegue gerar um script em loop para randomizar milhares de senhas fáceis e curtas, e transformá-las em hash, e depois ficar brincando de engenharia reversa com elas. Agora imagina fazer isso com o poder computacional bizarro que temos hoje e que a galera já usa pra quebras de senhas :s

1

A Criptografia MD5 deixou de ser recomendada para guardar senhas por vários motivos. Mas para efeito de apreendizado ainda é válida hoje em dia.
Sempre que for buscar sobre cliptografia, além da direcionalidade do algorítimo é interressante buscar sobre possíveis casos de colisão.
Nessa tread do stackoverflow há alguns exemplos link.