Executando verificação de segurança...
2

Como saber se estou pronto para o mercado de trabalho?

Oi, sou estudante back-end e gostaria de saber há algum indicativo para que eu possa mandar currículo, em que ponto eu tenho que chegar? há alguma avaliação na internet? como saber já sei o necessário? ajuda!

Carregando publicação patrocinada...
1

Na minha opinião é importante que você tenha alguns projetos no seu portfolio com integração com banco de dados , desenvolvimento de API, desenvolimento de uma api utilizando um api terceira (pagamentos,imagens, armazenamento).

Você pode compartilhar esse experiência no seu github e linkedin

1

E ae Joel, sussa? Mano a partir do momento em que você começa a estudar e já fazer projetos com determinada stack, em minha opinião você já tá pronto pro mercado de trabalho. Tem muita coisa que você só vai compreender dentro de tech que vai ser na pratica mesmo, no dia a dia, levando lapada, errando e desse jeito melhorando. Então já vai mandando curriculo e fazendo testes e avaliações que você acha que seja capaz de resolver. Boa sorte ae fera.

Link pra um repo bem massa que aparece umas vagas pra dev backend:

https://github.com/backend-br/vagas/issues

1

boas amigo!!

pela minha pouca experiência.. nao existe um estado de prontidão, porque há sempre mais por aprender , diversas formas de fazer, enfim muita coisa, para nao falar nas soft skills, que hoje em dia é importantissimo!!
faça uns dois projetos pessoais, faça qualquer coisa... um projeto que ajude um familiar seu a gerir o seu negócio por exemplo, e depois na hora da entrevista é explicar o que o projeto faz, o objetivo dele, o que ele ajudou a ultrapassar as dificuldades da empresa...

e mais uma coisa... acostumar com "Não é o candidato com perfil para a vaga, mas será guardado o seu CV na base de dados para futuras oportunidades". Vai acontecer... importante é nunca desistir.. resiliência e foco. Um dia, receberá uma chamada aleatória a questionar se que entrar numa vaga!

Foco! Resiliência!

abraço !!!

1

Fala Joel, tudo certo?
Respondendo a primeira pergunta: Testando, buscando entrevistas. Analisando os prazos pra resposta de cada tentativa. Se passar muito tempo, é sinal de que pode não ter dado "match". Daí você analisa o seu currículo, verifica se você tem bons projetos e ajusta o que tiver que ajustar pra tentar de novo. Vou desenvolver algum desses pontos que citei:

Analisando o próprio CV

Você deve entender que apesar de você ter um bom currículo, outras pessoas também podem ter e essas outras pessoas podem ter passado mais tempo ajustando o currículo para a vaga específica e isso já as diferencia, portanto: tenha um currículo que "responda" as exigências de cada vaga.

Verificando os projetos do seu portfólio

Normalmente, o pessoal do RH, que é quem provavelmente¹ vai visualizar seu currículo, não sabe clonar um repositório e startar. Por isso, utilize plataformas que possam tornar seus projetos mais "visuais". Escreva readmes bem construídos, mostre para amigos e pergunte o que eles acham. Veja outros repositórios, veja a estrutura e padrões de código, etc.

Participe de grupos voltados para o framework ou linguagem que você utiliza. As vezes você não vai precisar fazer perguntas, porque os grupos podem já ter várias questões anteriores e você pode simplesmente rever.

———
¹ - Algumas empresas não têm um setor de RH. São empresas pequenas, mas ótimos locais pra se desenvolver e presenciar, possivelmente, o crescimento seu e da empresa.

1