Fala Joel, tudo certo?
Respondendo a primeira pergunta: Testando, buscando entrevistas. Analisando os prazos pra resposta de cada tentativa. Se passar muito tempo, é sinal de que pode não ter dado "match". Daí você analisa o seu currículo, verifica se você tem bons projetos e ajusta o que tiver que ajustar pra tentar de novo. Vou desenvolver algum desses pontos que citei:
Analisando o próprio CV
Você deve entender que apesar de você ter um bom currículo, outras pessoas também podem ter e essas outras pessoas podem ter passado mais tempo ajustando o currículo para a vaga específica e isso já as diferencia, portanto: tenha um currículo que "responda" as exigências de cada vaga.
Verificando os projetos do seu portfólio
Normalmente, o pessoal do RH, que é quem provavelmente¹ vai visualizar seu currículo, não sabe clonar um repositório e startar. Por isso, utilize plataformas que possam tornar seus projetos mais "visuais". Escreva readmes bem construídos, mostre para amigos e pergunte o que eles acham. Veja outros repositórios, veja a estrutura e padrões de código, etc.
Participe de grupos voltados para o framework ou linguagem que você utiliza. As vezes você não vai precisar fazer perguntas, porque os grupos podem já ter várias questões anteriores e você pode simplesmente rever.
———
¹ - Algumas empresas não têm um setor de RH. São empresas pequenas, mas ótimos locais pra se desenvolver e presenciar, possivelmente, o crescimento seu e da empresa.