Escrita: a habilidade que impulsionará sua carreira
Você deseja ter um super-poder? Se sim, continue lendo. Hoje irei lhe mostrar como uma habilidade básica pode se tornar uma ferramenta poderosa para alavancar sua carreira.
Escrever é uma das primeiras habilidades que aprendemos na infância. Mas a maioria de nós não a expande com o passar do tempo, permanecemos no nível básico, apenas sabendo “como escrever palavras”.
Até recentemente eu pensava que não existia nada mais para aprender sobre escrita: “Eu posso pegar uma caneta e escrever algumas frases, o que está faltando?”. Porém, nos últimos meses conheci pessoas que me mostraram a importância de ser um bom escritor e quão poderosa uma mensagem pode ser se você investir seu tempo na escolha das palavras. Obrigado Filipe e Adrian.
Eu amo compartilhar conhecimento, então nas próximas linhas eu irei lhe contar o que aprendi sobre os benefícios de aperfeiçoar minha escrita e o que tenho feito (e estou fazendo) para continuar evoluindo.
Os benefícios
Irei separar essa seção em três itens, os quais estão intrinsicamente relacionados entre si.
Chame a atenção do leitor
Ninguém gosta de ser ignorado, certo? É fácil ignorar uma mensagem e ainda mais fácil ignorar um texto. Você provavelmente ignorou muitas pessoas hoje, talvez em um chat, navegando pelo LinkedIn ou em alguma thread de algum fórum.
O ponto é que, é díficil prestar atenção em alguém, especialmente na internet, onde muita informação aparece diante de nossos olhos a cada segundo.
No entanto, uma boa escrita é uma excelente ferramenta para manter os usuário atentos ao seu conteúdo. O melhor exemplo são as thumbnails e títulos do Youtube. O vídeo com a thumbnail e o título mais chamativos conquistam a atenção do usuário. A mesma regra se aplica a textos, independente de onde são usados: emails, postagens, descrições de produto, CTAs em websites, etc.
Expanda e refine seu vocabulário
Quanto mais você escreve e lê, mais palavras e frases você aprenderá para tornar suas mensagens mais legíveis e fáceis de entender.
Este hábito também é útil para evitar repetições. Através do uso de bons sinônimos seu conteúdo se torna mais fluído.
Escreva mais em menos tempo
A prática leva a perfeição. Nosso cérebro é plástico, o que significa que ele é adaptável. Em outras palavras, você é capaz de treiná-lo para se tornar bom em algo. Conforme você escreve, novas conexões neurais são criadas para facilitar esse processo.
Após algumas semanas de treino, você poderá escrever mais e melhor com menos esforço do que no início. Pensar nas próximas palavras e sentenças se tornará um processo mais natural.
O cerébro é um processador extretamente poderoso, não o subestime.
Cenários onde você pode se destacar com uma boa escrita
Esta lista poderia ser infinita, mas vamos focar nos casos onde essa habilidade fará diferença em nossas carreiras como desenvolvedor.
Entrando em contato
Como posso me destacar na caixa de entrada de alguém?
Lembre-se, você é um ser humano falando com outro ser humano. Não aja como um robô ou um anunciante. Eu sei que quando você entra em contato com alguém, você provavelmente está pedindo ou vendendo algo, mas envolva seu objetivo em uma boa mensagem.
Não estou lhe dizendo para ser manipulador, mas um bom comunicador. As chances de conseguir o que quer aumentam quando você sabe usar as palavras para quebrar o gelo e preparar o terreno para construir um relacionamento orgânico com alguém.
Respondendo emails
Agora os papeis se inverteram. Você é o destinatário.
Novamente, não seja um robô, seja humano. As vezes um contato de negócios ou uma oferta de emprego não nos interessa, porém você não sabe se alguém escreveu um email especialmente para você, ou se você apenas foi vítima de um bot. Então, não seja rude. Responda.
Agradeça o contato, faça perguntas, tente ajudar. Vou me usar como exemplo. Quando vejo um novo contato sobre uma oportunidade de emprego que não me interessa, eu tento ao menos entender os detalhes e perguntar se posso compartilhar com algúem. Talvez eu não seja de grande ajuda, mas agora eu sou uma pessoa real na rede de alguém, e não mais uma foto de perfil estática.
Documentação de código
Escrever boas documentações e posts técnicos demonstram o quão bom desenvolvedor você é. Tomar cuidado com a escolha das palavras, a forma como você explica os detalhes, mostra exemplos e resume conceitos complexos revela seu comprometimento em passar conhecimento adiante.
Como começar a escrever
Estude sobre o assunto
Existe muitos materiais disponíveis para lhe ajudar a mergulhar na “user reading experience” (URX - essa sigla existe? Talvez exista agora). Procure por comparações entre uma boa escrita e uma má escrita, aprenda a criar seu swipe file (uma coleção de exemplos de marketing e copywritting em que você pode se inspirar).
Além disso, busque pela opinião de algúem sobre seus textos e peça sugestões de melhoria. IA pode lhe ajudar bastante com isso.
Torne isso um hábito
Todo dia você tem oportunidades de escrever algo, mas você deve estar as ignorando ou não as reconhecendo. Não é necessário escrever um texto grande todos os dias. Você pode tomar pequenas notas, registrar suas ideias, ou escrever um rascunho de um post. Contudo, escrever um texto maior é um ótimo exercício para por em prática tudo que você aprendeu: claridade e coerência textual, estratégias de engajamento, encadeamento de ideias, organização dos tópicos, etc.
Escreva sobre tudo
Já comentei sobre isso em outro post chamado Como não errar 2x. A ideia de hoje é um pouco diferente, é sobre não escrever sobre um único assunto (como assuntos técnicos), mas sim escrever sobre tudo. Pode ser sobre uma experiência de viagem, um aprendizado novo de um livro, ou escrever sobre como escrever é uma ótima habilidade de se ter.
Fazendo isso você vai aumentar seu vocabulário e melhorar seu raciocínio para lidar com diferentes tipos de informação e como passá-las para o papel.
Conclusão
Espero que esse post tenha lhe inspirado e aberto seus olhos para a importância da escrita. Isso pode mudar sua vida.
Estou disponível caso deseje conversar sobre isso.
Até a próxima!