Como não errar 2x
Sim, irei falar sobre isso, da maneira certa. Não sou um vendedor de cursos e nem um coach. Sou apenas uma pessoa aprendendo a ser mais eficiente. Não gosto de fórmulas mágicas nem de "segredos para o sucesso”, prefiro ações práticas, inteligentes e tangíveis, que qualquer um possa realizar. Estive pensando em como abordar esse assunto sem usar palavras vagas e supérfluas e acho que consegui um bom resultado. Este post está dividido em três pilares que sigo para nunca cometer o mesmo erro duas vezes. Vamos começar.
Não considere feedbacks como um ataque pessoal
Talvez algum feedback possa sim ser um ataque pessoal, mas depende de você como irá lidar com isso. Às vezes eles são válidos e podem ser úteis. Para algumas pessoas é difícil, eu sei, mas é preciso tentar.
Vamos imaginar um cenário: você está andando na rua, voltando para sua casa, e alguém grita do outro lado da rua: “Ei mano, sua calça está suja!”. Quando você olha para trás, suas calças estão tão sujas que parece que você teve uma diarreia. Muito constrangedor, não? Acho que você ficará preocupado com suas calças e como esconder ou consertar esse problema. Não acho que você vai focar sua atenção no cara que te avisou. No final do dia, você se sentirá grato por ter sido avisado.
Bem, agora vamos mudar um pouco a história anterior. Agora o cara da rua do outro lado gritou: “Ei mano, sua calça está suja hahahahaha, isso é muito ridículo hahaha olha aquele idiota”. Sim, eu exagerei um pouco. Agora, sua atitude será a mesma? Ou você vai, no primeiro momento, ficar com muita raiva e xingá-lo? E só depois de dizer 10 ^ 2 palavrões você concentrará sua atenção no problema real: suas calças sujas. Nesse cenário, no final das contas, você continuará odiando aquele cara aleatório, mas não pode dizer que o aviso dele não ajudou.
O conselho aqui é focar apenas na questão principal: este feedback é útil e válido? Independentemente de ser pessoal ou não. Este é um exercício mental. Não estou dizendo que você não deveria ficar com raiva do cara que gritou, mas pelo menos você deveria agradecer por ele ter te avisado, mesmo com as piadas, ele mostrou um problema que você não consegueria perceber sozinho.
Escreva tudo o tempo todo
Provavelmente você já sabe que seu cérebro é um processador poderoso. Mas às vezes não tem uma boa memória. Portanto, não escravize sua mente para lembrar pequenos detalhes sobre coisas aleatórias. Isso pode deixar você ansioso. Uma estratégia muito boa para lidar com isso é fazer anotações. Escreva tudo o que você sabe que pode esquecer (por isso utilizo um gerenciador de senhas, e pretendo falar sobre isso em um post em breve). Antes de continuar é importante dizer de que tipo de notas estou falando. Estou me referindo a anotações para lembrar de coisas (como eventos, um bugzinho que apareceu no seu código e você quer consertar depois, ou uma boa ideia que você pensou antes de dormir), não de anotações de estudo.
Você pode escolher a melhor ferramenta para fazer suas anotações: um caderno, um site (como o Notion), uma DM privada com você mesmo, etc. Você deve transformar isso em um hábito, quando pensar, ler ou ouvir algo que não deve esquecer, anote imediatamente. Se você não fizer isso, você esquecerá, por mais simples que seja.
Vou me usar como exemplo. Faço minhas anotações em três lugares diferentes. Para anotações rápidas sobre código, uso meu Canvas particular no Slack. Durante as reuniões, às vezes eu falo: “Você pode repetir isso? Estou anotando” ou “Espere um segundo, estou anotando o que você disse”. E minhas anotações são super simples, como “Usar X em vez de Y”, “Remover função Z do código” ou “Falar com João sobre Z”.
Para projetos futuros, livros para comprar, vídeos e textos para postar (como este), eu uso o Notion. Por fim, para aqueles insights brilhantes que tenho antes de dormir, uso um caderno ao lado da cama ou, quando envolve detalhes complexos (como solucionar um bug), envio um áudio para mim mesmo no WhatsApp. E no dia seguinte, movo as notas da noite anterior para os lugares certos (Slack ou Notion).
Não estou 100% satisfeito com esta estratégia, mas por enquanto é o suficiente. Mas pretendo encontrar a estratégia “perfeita” de anotações para mim.
Seja um pattern finder
Acho que não há muito o que dizer sobre isso, basta o título. Passemos aos exemplos práticos.
Imagine que você recebou o feedback para alterar seu código disso:
const banUser = () => {
if (isAdmin) {
// all business logic
} else {
throw new Error("You aren't an admin")
}
}
Para isso:
const banUser = () => {
if (!isAdmin) {
throw new Error("You aren't an admin")
}
// all business logic
}
A título de informação, esta segunda versão utiliza a estratégia “Early return”.
Você aprendeu uma nova boa prática, ótimo! Agora, para não esquecer desse novo conhecimento, você precisa seguir este simples passo: encontrar outro código que possa ser refatorado com essa estratégia (você não precisa refatorar, apenas identificar a necessidade de refatoração), ele pode estar no mesmo projeto que você recebeu o feedback ou outro projeto. O objetivo é ensinar sua mente a reconhecer esse novo padrão até que isso se torne um comportamento natural.
Você deve ser sensível para perceber detalhes repetitivos. E não se limita apenas a código, pode ser qualquer coisa, como uma boa prática de escrita, um novo truque para ser mais produtivo, um insight ao ler um livro, etc. Outro exemplo rápido: você aprendeu a usar vírgulas corretamente. Agora leia um e-mail ou texto que você escreveu antes e tente se consertar.
Para cada novo aprendizado, pense: Existem outros locais onde eu posso aplicar ou identificar esse novo padrão?
Conclusão
Vamos fazer uma recapitulação simples. A partir de agora procure ter estas atitudes:
- Receber feedback: Não se preocupe com sentimentos. Isso pode ajudá-lo a melhorar? Sim? Então é válido
- Notas: Você não é um banco de dados. Você precisa se lembrar disso? Escreva.
- Novo aprendizado: pesquise pelo menos uma coisa na qual você possa usar seu novo conhecimento.
Espero que esses três pilares possam te ajudar a crescer um pouco mais como pessoa e como desenvolvedor.