Como conciliar faculdade e estudos sobre programação
Tenho 25 anos, sou formado como técnico em Automação Industrial pelo IFSul e logo depois entrei em Engenharia de Controle e Automação na UFRGS. Durante a pandemia eu já estava infeliz com meu curso, mas foi só em 2023/1 que eu resolvi finalmente trocar de curso e entrei pra Ciência da Computação. Atualmente sou bolsista de Desenvolvimento Web no Centro de Processamento de Dados da UFRGS, onde trabalho com PHP, Yii e Javascript.
Achei que trocar de curso resolveria boa parte dos meus problemas, porém não foi exatamente o que aconteceu. Faculdade federal tem a carga horária e cadeiras exaustivas, o que a torna a conciliação de um trabalho e/ou estudos por fora ainda mais difíceis. Estou muito empolgado com a área da programação, venho aprendendo cada dia um pouco mais, porém acabo sempre pendendo mais pra um lado do que para outro. Ou seja, pouco foco nas cadeiras da faculdade e mais atenção aos cursos e coisas que gostaria de aprender agora. Aí entro no paradoxo do que focar mais, entre construir conhecimento técnico pra conseguir uma vaga ou passar nas cadeiras da faculdade e tentar me formar o mais rápido possível.
Atualmente peguei cadeiras somente na parte da manhã, a tarde faço minha bolsa e de noite divido meu tempo entre os estudos da faculdade e dos cursos que faço. Essa dúvida pode ser fácil pra alguns que não necessitam tanta pressa pra conseguir um emprego, mas infelizmente não é minha realidade.
Portanto, estou escrevendo esse post pra pedir ajuda e dicas de como conciliar os dois e não deixar a faculdade se tornar tão desinteressante quanto ela é, pois é algo que eu realmente quero terminar, porém a vontade de largar e ficar somente estudando a parte técnica logo é grande.