Eu aposto que o seu SAAS deu errado, e eu sei o porque...
Eu trabalhei muito duro construindo o Sintesy, meu mais novo SAAS, e quando lancei, ele foi um fracasso. Esse não é um caso isolado, aposto que aconteceu o mesmo com você. E eu entendi o porquê.
1. Referencias erradas
Nós temos uma ideia errada do que é um negócio que dá certo, quando vemos os casos como o do Daniel com AlertPix ou do Andre com Loveyuu, esses não são cases de referências, essa não é a forma comum com que SAAS crescem, e por isso decaem e morrem rápido.
Não vou mais falar "SAAS" esse termo fala sobre produto, e produto não dá dinheiro, o que dá dinheiro é o negócio, e para isso é mais correto chamar de Startup, é uma definição mais ampla que envolve o negócio e o produto.
Primeiro, você não tem um SAAS você tem um negócio, uma startup, mesmo que não tenha uma venda, já é uma startup, porque todo SAAS precisa de uma filosofia de Startup para crescer e dar dinheiro. Por isso, os SAAS que citei acima não devem ser referências de que deu "certo" para a maioria de nós, pois não seguiram o caminho que um negócio consolidado segue, e dependem muito mais de fatores de sorte do que estratégia de negócio.
Abaixo está tudo que aprendi sobre Startups, e como fiz meu SAAS fracassado virar um SAAS de sucesso.
UMA STARTUP DE SUCESSO
1. Lance rápido: Uma startup é construída com base nos dados de uso, e só há dados de uso quando se lança, por isso, lance o mais rápido possível, e construa com os clientes (dados coletados).
3. Seja um fracasso: Lançar rápido implica geralmente que será um fracasso, pois você não tem um super produto, não conhece direito o cliente ainda, não tem um funil lapidado. Mas isso não é um problema, abrace o fracasso e comece a ver o que fez fracassar.
4. Tenha olhos de águia: Tentar achar pontos que devem ser melhorados ou refeitos não é uma tarefa fácil, seja minucioso atento, mas o problema pode está no funil, na forma que apresenta o produto, no valor, no canal onde busca o cliente, ou em alguns casos no negócio como o todo, pivote enquanto é cedo.
5. Coloque energia: Coloque energia, sua meta deve ser ajustar, refatorar, pivotar, criar, divulgar, e fazer tudo isso até dar certo. Você deve ser imparável, isso não é sobre SAAS, é sobre a construção de um negócio, mesmo que o SAAS seja pivotado, o negócio será o mesmo e terá crescido. Erre! Erre! Erre! Até acertar.
Criar um SAAS de sucesso é como jogar na loteria. Mas criar um negócio de sucesso só envolve esforço e energia, só envolve fazer acontecer. Isso pode demorar 2 meses ou 1 ano, mas até lá, você deve ser imparável.
Meu SAAS (Startup) teve 1 cliente no primeiro mês de vida, 10 clientes no segundo, 30 clientes no terceiro. Aquilo que parecia um fracasso, foi, na verdade, um crescimento lento e constante. E