[PITCH] Uma rede social voltada para a evolução de ideias usando Git
colcom: o que é?
O advento dos Sistemas de Controle de Versão (VCS) permitiu que várias pessoas diferentes conseguissem colaborar no processo de desenvolvimento de software com mais segurança e eficiência. Então, por que não o usamos também como ferramenta para ajudar na elaboração de ideias? Afinal, se você abstrair bastante, um software não passa de uma ideia concretizada por meio de vários arquivos, não é mesmo?
Assim veio a inspiração de criar o colcom (o nome vem de colaboração e competição), uma rede social em que todos os posts são documentos gerenciados através do Git. Você pode fazer um "fork" de um post, ou quem sabe um "pull request" para um post. Além disso, é mantido o histórico de todas as versões de cada post, o que é bem interessante para quem deseja ver a evolução completa de cada ideia.
Mas para além das funcionalidades derivadas do Git, o colcom também conta com um sistema de críticas para que os usuários apontem pontos incoerentes ou simplesmente dignos de nota nos posts, um sistema de votação para definir os tópicos e posts que devem ter maior destaque, fotos de perfil 16x16 que você mesmo desenha no cadastro, afinal, temos que ter o "suco".
Se for para sintetizar o intuito do colcom, eu diria que é para que todas as vertentes possíveis de ideias se desenvolvam ao máximo e que uma emerja como vencedora indisputável, já que ela venceria todas as outras em seu ponto máximo. Assim, ele é mais interessante para tópicos polêmicos e polarizados, pois serviria de uma "arena" justa para que as ideias fossem construídas, indo de contramão com a tedência de criar bolhas como ocorre em várias outras redes.
E para quais aplicações esse tal de "colcom" serviria?
Primeiro, eu gostaria de apontar outras soluções que o colcom se inspira/assemelha: Yahoo Respostas, TabNews, Wikipédia, Reddit, X e Wikilegis (uma ferramenta já meio morta, mas bem interessante que foi usada pela Câmara dos Deputados e permitia os cidadãos colaborarem com a redação de leis)
Meu intuito inicial era aplicar o colcom para o debate de questões políticas, visando promover uma democracia mais direta por meio digital. Logo, questões como orçamento participativo, debate de políticas públicas e legislações eram meu escopo principal.
Mas logo percebi que haviam muitos outros cenários que poderiam se aproveitar de uma solução como essa, afinal discordância de projeto e pensamento existe em uma infinidade de ramos.
Por exemplo, uma instância do colcom poderia servir para elencar os problemas mais latentes de uma faculdade pública para que fossem resolvidos. Ou, quem sabe, elencar qual candidato de X eleição tem um programa mais interessante pra a população. Enfim, as possibilidades são muitas.
Como usar o colcom?
Para poder interagir na plataforma você tem que criar uma conta, então você pode criar tópicos (pense neles como uma pergunta do Yahoo) clicando no + na barra de navegação (cof cof sim copiei do TabNews), então outros usuários e você podem submeter posts em resposta, avaliar se acham relevante ou não e também podem "promover" o tópico (pense em um voto de aumento de visibilidade) ao clicar na bolinha entre os ^ e V de avaliação.
Em um post os usuários também podem avaliá-lo como relevante ou não, e também podem votá-lo como sua resposta favorita do respectivo tópico (se faz da mesma forma que a promoção de um tópico). A porcentagem de votos de cada post fica visível no título do post dentro do tópico. Além disso é possível selecionar um trecho do texto do post para criticá-lo, basta selecionar o texto e clicar no botão "criticar" que aparecerá.
Por fim, usuários que não forem donos do post podem sugerir uma edição e ela será enviada para o autor, que pode aceitá-la ou não. Estes usuários também podem selecionar qualquer versão do post e criar um fork a partir dela para gerenciar, o que é interessante caso comecem a discordar do rumo que um post começou a tomar.
Os próximos passos
Ainda tenho muitas aspirações para o colcom, como ter um sistema de pontuação, um pódio dos usuários e tantas outras coisas, mas... é difícil fazer tudo isto sozinho kkkkkk. Mesmo com auxílio de LLMs o progresso não é tão rápido quanto eu gostaria, então deixo o convite aberto a todos os desenvolvedores que acharem o projeto interessante a coloborar :)
Agradecimentos
Não podia deixar de agradecer à comunidade e os desenvolvedores do TabNews, pois me mostraram que realmente é possível implementar uma rede social quando se tem a vontade para tal, além de, por fornecer o código fonte, me dar um "mapa" de como eu também poderia chegar lá. E claro, não podia deixar de agradecer a todos outros desenvolvedores que participam do movimento open source, pois sem o trabalho deles o meu não seria possível de ter se concretizado.
Ficou curioso?
Então nos dê uma visitinha em https://colcom.online, e se quiser olhar o código fonte, ele está completamente disponível aqui.
Fonte: https://colcom.online