Supabase e Tailwind em 12 horas (com vue3 e nuxt3) - gerenciador de tarefas + código fonte
Salve pessoal do TabNews, tudo bem?
Sou programador há 17 anos, comecei lá atrás ainda com 14 a trabalhar e criar projetos para clientes. Comecei com frontend, PHP, e passado alguns anos migrei quase que 100% para Ruby.
Estou muito acostumado em sempre que crio um projeto, pensar na API, no DB, no deploy e escalabilidade da infraestrutura como um todo. Acostumado a sempre ter que percorrer a mesma jornada: frontend, autenticação, registro de contas, disparo de emails, etc.
É assim que geralmente programo, seja para meus clientes, seja para meus produtos. Funciona super bem, escala bem. Mas demora um tempinho para sair do zero.
Faz algum tempo que vejo outras opções e estou querendo testar, uma delas é o Supabase. Ele surgiu como uma alternativa (e self hosted) ao Firebase e hoje já está muito mais maduro, conta com:
- Banco de dados Postgres
- Autenticação com uma porrada de provider
- APIs em cima de seu banco
- Controle de acesso em Row Level (viva o postgres!)
- Edge Functions
- Realtime !!!!
- Storage
Além disso, como sempre fui acostumado a mexer com Bootstrap e ultimamente vue2, fiquei pensando em qual seria o projeto que poderia mexer com vue3 com composition API e para dar uma chance ao Tailwind. Alguns dias atrás, eu encontrei a oportunidade:
Sempre usei o Trello, depois migrei para o Notion, Linear, e aí voltei para o Trello. Desde que o Trello foi para a Atlassian, mudaram o pricing, adicionaram uma porrada de features que eu basicamente não uso, fiquei procurando alternativas para a função.
Então juntei a fome e a vontade de comer e resolvi testar essa nova stack criando um board simples, como o Trello das antigas 🤓
Estou liberando em tarefas.me, ainda estou dando uma limpada no código fonte, mas já está disponível aqui.
O que eu penso sobre o Supabase agora? EU AMO
Valeu amados! Qualquer coisa, responde aqui ou no @jnettome
🎉