Executando verificação de segurança...
4

Vocês acham que hoje, desenvolvedores seniores precisam ser mais DevOps?

Acham que virou um hard skill obrigatório ou não?
Sendo especialista ou generalista, vocês acham que é primordial o senior ter esse skill devops ou seja, o dev fullcyle?

Carregando publicação patrocinada...
2

Dev seniores não precisam e não devem ser os responsáveis pelos processos de build e deploy de suas aplicações. No ententato é primordial dominar e compreender. Isso sempre foi e sempre vai ser uma hard skill obrigatória, indepedente da tecnologia ou do nome que usar.

1

Acredito que precise ter pelo menos o conhecimento básico. Mas não necessariamente ser FullCycle.

Acredito que conhecer um pouco de tudo, porém ser especialista em uma determinada área seja o melhor caso.

1

Não precisam. Um dev senior, por ter muitos anos de experiência se expondo em situações adversas e por curiosidade, vai entendendo essas coisas conforme a necessidade - sejam essas do time em que atua, do negócio de um sistema ou em seus estudos.

1

Não. O que determina a senioridade via de regra é uma visão mais ampla do negócio, tanto por uma compreensão sólida das suas regras explíticas e implícitas, quanto por uma capacidade de entender como as diferentes engrenagens dos softwares se encaixam e funcionam em conjunto. Com isso, se torna possível antever problemas, avaliar as melhores soluções e planejar os passos seguintes de forma mais assertiva e coordenada. Um dev júnior se preocupa com o lugar onde vai colocar um if dentro de um arquivo, enquanto um sênior está pensando em termos de otimização, esscalabilidade, consumo de memória, tempo de processamento entre outros.

Além disso, é bom que um sênior possua uma capacidade de liderança ao menos razável, uma vez que muitos devs irão recorrer a ele ora ou outra, uma vez que ele será a referência dentro da sua àrea de atuação na empresa ou departamento.

1

Por experiência própria, se você trabalha para uma empresa, você precisa ser aquilo que se propôs a ser na sua contratação ou na hora de ser efetivado para o cargo. Não falo por mal, mas quanto mais você souber, melhor fica a sua imagem. Claro que sempre poderão falar "ah, mas eu fui contratado para fazer X, então só farei X!". Essa é uma forma muito justa de pensar. Mas saiba que sempre terá alguem disposto a ajudar o seu time além do conhecimento dele, e vai ser essa pessoa que será bem lembrada nas reuniões da gestão.

Ou seja, faça muito bem o seu trabalho do "registro", mas tenha a mente aberta para aprender coisas que vão além (por exemplo, front, servidores, hosts, etc) e tente, pelo menos algumas vezes, se oferecer para resolver algumas pendencias nesses assuntos. Isso com certeza não vai te machucar, e vai te deixar muito bem visto.