Qual foi a sua primeira linguagem e como isso refletiu em sua carreira?
Uma coisa interessante sobre quando começando tudo é muito novo e pode ser um pouco difícil, já faz um tempo que aprendi a programar, tipo uns 10 anos hahahaha, quando aprendi já tinha muito conteúdo na internet e os livros ainda muito usados para aprender a programar (ainda são hoje só que em menor escala).
A minha primeira linguagem de programação foi o Pascal, foi com ela que aprendi lógica de programação, me lembro que na época achei muito gostoso usar aquela linguagem, muito divertido, apesar de ter aprendido essa linguagem nunca trabalhei com o Delphi que é o Pascal com super poderes( hahahahaha )!
Depois da minha 1º linguagem eu fui para o Java, depois PHP, depois .NET com C#, na faculdade as disciplinas de Programação Estruturada e de Estrutura de Dados foram em linguagem C e não tive tanta dificuldade assim. Por fim a maioria das linguagens que derivam do C e tem características em comum (tipo ser estaticamente tipada) para mim são tranquilas, tipo o Pascal minha 1º deriva do C isso me influenciou no forma como penso programação e como penso que o contato com a 1º linguagem deve ser uma com tipagem estática.
Olhando minha carreira vejo que ter aprendido a programar com uma linguagem estaticamente tipada me faz pensar em resolver o problemas de forma diferente, sempre pensando nas exceções que podem ser causadas por CAST entre tipos, e sempre tentando usar ao máximo os tipos corretos para cada variável e entre outras coisas.
Isso me faz pensar que talvez a porta de entrada para novos profissionais da nossa área, deveria ser com linguagens que não escondem tanto assim as implementações, que force as novas mentes a resolver muitos problemas na mãozona como em C uma STRING é um array de caracteres. E para manipular tens que usar muitas funções que lidam com arrays e ponteiros.
Sei que há controvérsias sobre esse assunto, e cada um tem uma opinião, outros tem argumentos mais embasados, com pesquisas e etc.
E vocês colegas de profissão que argumentos tem sobre essa questão? Acreditam que linguagens estaticamente tipadas são melhores para aprender a programar? Ou ainda linguagens fortemente tipadas e estaticamente tipadas são ainda melhores.
Quais experiencias vocês tem? Tem algum artigo/livro para contribuir com a discussão?