Executando verificação de segurança...
3

O que é quality assurance? O que faz um QA?

O que é quality assurance?

Pensar em QA é pensar em uma pessoa que verifica se o software esta funcionando corretamente ou não, porém, QA não é uma pessoa e é isso que vou te explicar nesse texto.

A tradução direta de Quality Assurance (QA) é "Garantia de Qualidade" onde esse termo é utilizado para falar do controle de qualidade de produtos.

Falar de Quality Assurance é falar de todo um conjunto de atividades dentro do processo de desenvolvimento de produtos.

Resolvendo então o primeiro mito sobre QA é que Quality Assurance não é uma pessoa, Quality Assurance é uma área.

Quais as vantagens de ter uma área de QA na minha empresa?

Ao iniciar a área de qualidade dentro da empresa, esta empresa passa a ter profissionais com o pensamento diferente das pessoas que desenvolvem e das pessoas que fazem a gestão do produto.

O profissional que trabalha dentro da área de QA ele é responsável por disseminar e envangelizar o time e toda a empresa com a cultura de que "Qualidade é dever de todos"

Você sabe por que a qualidade é dever de todos? Por muitos e muitos anos empresas que trabalhavam de forma segregada colocavam a culpa das falhas/defeitos/bugs na área de qualidade, por muitas vezes ouvi os seguintes questionamentos:

  • O QA não pegou esse bug?
  • O Tester não testou esse cenário?
  • A área de qualidade não se planejou para ver esse fluxo?
  • Como o cliente final achou ese bug e o QA não?

Então, a área de qualidade e os profissionais em que lá trabalham são os responsáveis por ajudar o time a pensar em qualidade, pois quando há um problema em um produto, o cliente final não quer saber se foi falha do time de qualidade, do desenvolvedor ou do gerente de projetos o cliente final sabe que a falha foi da empresa X ou da empresa Y e quem fica mal falada e com uma má imagem é a empresa.

Por isso é importante ter uma área de qualidade dentro da empresa com profissionais experientes e que vão ajudar o time a ter atenção e preocupação com o processo de desenvolvimento desde o inicio, ajudando a mitigar gaps de comunicação entre o time e a documentação do produto e por fim porém não menos importante, testar sempre que possível.

Como o profissional de QA atua de forma estratégica dentro de uma empresa?

Muitas empresas não sabem como utilizar o profissional da área de qualidade de maneira "correta", sendo assim deixam o profissional testando somente no final do processo de desenvolvimento do software, porém, essa não é a melhor forma de se aproveitar um profissional de qualidade, pois até chegar na etapa dos testes já se passou por muitas outras etapas que poderiam ser mitigados possíveis problemas. Como por exemplo:

⁠ Trabalhar ao lado do time de UI/UX a fim de verificar se o layout proposto está funcional de acordo com publico alvo ou mercado em que o software funciona, verificar se as cores escolhidas estão dentro dos padrões de acessibilidade e verificar a própria usabilidade do fluxo proposto se está dentro dos padrões de acessibilidade propostos pela WCAG(instituição responsável por regulamentar a acessíbilidade na internet).

Trabalhar com o dono do produto(mais conhecido como Product Owner ou PO), ajudando a verificar gaps na documentação de requisitos e regras de negócio, garantindo que todo o time entendeu o que proposto pelo dono do produto e que todos estão alinhados com o foco nos mesmos objetivos.

Trabalhar com os desenvolvedores criando cenários de testes para serem feitos a nivel de unidade, criando testes de componente, verificando boas práticas de desenvolvimento, participando do review de código para verificar caso haja entendimento da linguagem utilizada no projeto.

Os problemas estão onde muitas vezes não estamos olhando

Falando do ciclo de desenvolvimento de software, o gráfico a baixo mostra claramente que 85% dois defeitos são inseridos na etapa de desenvolvimento e nessa etapa muitas vezes os defeitos não são descobertos pois as empresas não tem a cultura de verificação em todas as etapas do processo.

Explicando com mais detalhes o gráfico, a linha azul representa a porcentagem de defeitos inseridos de acordo com cada etapa do ciclo de desenvolvimento, a linha laranja representa a porcentagem de defeitos encontrados em cada etapa e a linha vermelha representa o custo de correção desses defeitos em cada etapa ou seja quanto mais avançamos na etapa de desenvolvimento mais caro fica para corrigir uma falha pois a cada etapa se envolve mais e mais pessoas e mais áreas podem ser impactadas com essas falhas.

gráfico com informações sobre o custo de correção de bugs durante o ciclo de desenvolvimento de software

Conclusão

Agora você já sabe que o QA não é uma pessoa, que o QA é uma área e o quão importante é ter essa área na sua empresa, aprendeu também que o profissional de qualidade pode agregar muito mais valor do que você imaginava, e se você é um profissional da área de qualidade e também não sabia que poderia contribuir muito mais na sua empresa, esta aqui um pequeno inicio para você começar a se aprofundar em alguns mais assuntos e se detacar no mercado de trabalho.
Em um mundo onde a tecnologia evolui a todo momento a qualidade também evoluiu e qualidade deixou de ser um diferencial e passou a ser uma obrigação!

Carregando publicação patrocinada...