Executando verificação de segurança...
2

O que é Blockchain? Fique por dentro da tecnologia que vem crescendo a todo instante!

Se você nunca ouviu falar de blockchain, está no lugar certo.

Então, afinal o que é Blockchain ?

Podemos dizer que blockchain não é um simples produto, um fornecedor ou uma implementação básica. Não abrangemos apenas um único blockchain, contamos com diversos blockchains. O mais conhecido recentemente podemos dizer que é o do Bitcoin, que suporta as transações e traz um sigilo e privacidade dos dados que são registrados nele. A blockchain do Bitcoin foi criada em 2008, alguns especulam que seu criador seja uma pessoa ou um grupo sob o pseudônimo Satoshi Nakamoto. A intenção dessa rede era ser descentralizada, rodando em vários computadores espalhados por todo o mundo e todos trabalhando ao mesmo tempo.A blockchain é um livro-razão (uma ficha de registro que gravam transferências e é imutável), sendo ele uma rede que funciona como uma cadeia de blocos bastante seguros que contém os dados como uma impressão digital que chamamos de Hash, o bloco posterior dessa cadeia sempre vai conter o Hash do anterior, e se caso um Hash seja invalidado no meio da cadeia, toda sua estrutura diante será inválida. Com isso , podemos ter uma confiança maior sabendo que o ledge distribuído é um livro-razão que pode ser compartilhado por toda a rede, no caso de uma blockchain pública. No caso das empresas privadas que estão aderindo essa tecnologia, temos os blockchains privados, que requerem um acesso particular uma permissão para ler os dados contidos nas cadeias de blocos.
Se você não sabe o que é um hash por favor leia esse conteúdo(https://www.techtudo.com.br/noticias/2012/07/o-que-e-hash.ghtml).
Bom, além disso, diversas pessoas se indagam se realmente a blockchain é segura. Podemos afirmar que ela pode variar de acordo com determinada força computacional, ou seja, quanto maior for o volume de servidores conectados a rede, dificilmente uma pessoa conseguiria alterar alguma informação sem invalidar toda a cadeia de blocos.
Por exemplo: na blockchain do Bitcoin que foi citada anteriormente, existem aproximadamente 900 mil blocos. Se alguém tentar alterar informações do bloco 23° todos os blocos seguintes dele 24°,25°... sofreram mudanças, e quando a rede for fazer a validação desses blocos, obviamente invalidaria toda essa cadeia de blocos em diante. Portanto essa alteração não teria efeito algum, pois os outros computadores conectados a essa rede, iria ignorar essas modificações, contando que existem já cópias em todos os computadores da rede, e essa alteração não bate com as cópias existentes.
Diante de toda leitura, você pode perceber o quão valioso pode ser para uma empresa conter uma blockchain, pelo fato de manter seus dados sempre imutáveis, um registro distribuído, baixo custo, redução de perdas, eliminação de entidades de verificação.

Meu nome é Jhonathan, sou estudante e amante da tecnologia, atualmente estou estudando sobre blockchain e suas implementações, sou um iniciante na área de escrita, e preciso da ajuda de vocês para aperfeiçoar essa minha área. Então por favor deixem comentários construtivos. Dicas, sites, vídeos, que possam me ajudar a melhorar. Desde já obrigado.

Carregando publicação patrocinada...