Executando verificação de segurança...
0

Fim do trabalho remoto para devs?

Saudações! Estou procurando emprego como dev mobile e já apliquei para muitas vagas, e percebo que são poucas as vagas que permitem trabalho remoto, principalmente para júniors — nas raras vagas que encontro, rsrsrs. Também perceberam isso? Eu tenho uma impressão de que é porque a maioria dos empresários brasileiros não curtem ver os funcionários sem Burnout, devido as mordomias de se trabalhar de casa, como não ter muita pressão e não precisar sair mais tarde do trabalho para fazer algo extra, afinal, o funcionário já está em casa e não tem aquela pressão indireta de fazer mais de 8 horas de trabalho.

Carregando publicação patrocinada...
2

Cara, a meu ver, o cenário de trabalho remoto que foi meio que imposto com urgência durante a pandemia, pode ter gerado muitas facilidades pra muitos profissionais e também para empresas e isso é tanto fato quanto dizer que também trouxeram algumas dificuldades, como metrificar produtividade, planos de cargos e salários, gestão eficiente de toda a equipe e alguns outros que tiveram que passar a usar o modelo remoto de uma hora pra outra...

Apesar dos prós e contras, algo que percebi entre conversas com amigos da área e demais colegas, é que o mercado viu os dois lados, positivo e negativo e muitas empresas aprenderam a aproveitar o melhor dos dois mundos utilizando o modelo híbrido, a gestão acontece, reuniões presenciais, contato com a equipe e a cultura da empresa existe, mas também existe a questão da produtividade para os profissionais que as vezes preferem o home office para manter um nível de foco maior.

Entendo que esse modelo não é o ideal para quem irá platear uma vaga em outra cidade, estado ou até país, mas ainda existem empresas que permaneceram no modelo full remote e isso é claro vai abranger principalmente vagas para plenos e seniors, o que eu confesso que pessoalmente não acho de todo ruim, tendo em vista N fatores que englobam a entrada do junior no mercado de software house ou similares, mas isso é discussão pra outro post ahahah.

Boa sorte com sua busca, abraço!

2

Infelizmente, as vagas totalmente remotas são mais comuns em níveis mais sêniores, possivelmente devido à percepção de que a experiência contribui para maior independência e responsabilidade com prazos e obrigações. Ao buscar especificamente por "Desenvolvedor Mobile" no LinkedIn e filtrar por vagas remotas no Brasil, encontrei mais de 500 oportunidades. No entanto, ao ajustar os filtros para vagas de nível júnior para baixo, o resultado reduziu para apenas uma vaga.
Caso não conheça, te deixo algumas indicações de onde procurar vagas remotas

  • Remotar
  • GeekHunter
  • Indeed

Caso não funcione, o que resta é adquirir experiência na vaga que aparecer /:

1

Eu prefiro remoto, mas eu diria que é tão comum quanto(se não mais) ter a tal pressão de fazer mais, já que a pessoa se não se organizar pode acabar "não deixando o ambiente de trabalho".

Ás vezes surgem discussões sobre separar menos a vida pessoal da profissional quando a pessoa trabalha em casa