Open Source android apps parte 1
Para quem não me conhece, sou um programador, apaixonado por tecnologia, jogos, esportes coletivos e software livre, e bem, meus artigos aqui serão direcionados diretamente pelo meu gosto.
No artigo de hoje irei trazer alguns aplicativos para android que são gratuitos e de código aberto, alguns desses aplicativos eu conheci em canais como o diolinux, outros na bolha open source gringa, com o the linux experiment, mental outlaw, digital damage control, Chris Titus Tech, beebom e Sam Beckman.
Irei dividir o artigo em três partes, visto que a coleção de aplicativos acabou ficando bem maior do que eu imaginava, cada artigo tratará de uma grupo de apps, esses grupos foram decididas arbitrariamente, visto que muitos aplicativos se encaixam em mais de uma delas. Segue abaixo o começo da lista.
APP’s Utilitários
fdroid: Me permitam ser um pouco redundante, vamos começar “do começo”, todos os softwares aqui citados terão o link tanto para o site oficial como para o github do projeto (para você mesmo poder chegar o código fonte das aplicações), porém, nessa jornada, nossa vida pode ser facilitada pelo nosso camarada fdroid, fdroid é nada mais que uma loja de aplicativos open source, onde a loja em si é de código aberto e todos os aplicativos presentes nela também, sendo uma boa fonte de descobrimento de bons apps para os mais diversos fins e podendo ser utilizada para instalar/gerenciar os apps desta lista, mas vejam bem, o fdroid foi feito para substituir uma google play store (ao contrário de projetos como o Aurora), mas sim complementá-la, trazendo apps que lá não estão como versões mais seguras e sem rastreadores que alguns apps open source presentes na playstore.
https://f-droid.org/
Habits: habits é um app simples mas que faz o que precisa, é um app para rastreamento de hábitos, claro, existem muitos outros apps na playstore com essa finalidade, mas o habits se sobressai por, além de ser de código aberto, não contar com propagandas na sua interface (esse que é um grande mau de toda a internet como um todo hoje), por ser configurável, trazendo uma boa gama de possibilidades de registro de hábitos, com suporte a criação de notificações, para assim nos mantermos focados em desenvolver um novo e melhor modo operante para os nossos dias.
https://loophabits.org/
SimpleGallery: como o próprio nome do aplicativo diz, é um app de galeria simples, oferecendo as opções que outros softwares do tipo oferecem, com a organização das suas galerias de fotos, visualização delas, oferecendo também uma boa gama de possibilidades de edições simples, como de recorte das fotos, relacionamentos etc.
https://github.com/SimpleMobileTools/Simple-Gallery
notepad: Assim como o conhecido e antigo notepad do windows, é uma aplicação simples que oferece a opção de criação de notas básicas, podendo organizar elas meio que por “pastas”, é bem útil para pequenas anotações de coisas do dia a dia que não precisamos manter um registro sério/catalogado/sincronizado entre múltiplos dispositivos (para isso indicaria aplicações como o todoist ou notion), mas apenas tomar nota de algo para não esquecermos depois, notas como “comprar pão”, “dar banho no cachorro” etc.
Mupdf: uma aplicação leve, simples e que faz o que precisa, um leitor de pdf para você poder ler seus ebooks, boletos, receitas médicas, pois, afinal, não precisamos de aplicações que ocupam muitos MBs do nosso smartphone, rastreiam o que estamos fazendo, e ainda inserem propagandas intrusivas, apenas para ler um PDF não é mesmo.
https://mupdf.com/
Screencam: parte do que disse anteriormente também serve aqui, para executar uma tarefa específica, não precisamos de um canivete suíço, mas muitas vezes apenas da ferramenta específica que faz o que precisamos fazer, e aí entra o screencam, um app simples e que faz o que precisa, gravar a sua tela, para assim você poder fazer tutoriais, demonstrar funcionalidades de apps, enfim, uma grande gama de possibilidades.
https://f-droid.org/pt_BR/packages/com.orpheusdroid.screenrecorder/
Activity watch: Vício em smartphones vem sendo um grande problema do mundo moderno (bem como o vício em redes sociais), e esse é um problema menos abordado/discutido do que deveria, e essa ferramenta vem para agregar o combate a esses vícios, o app rastreia localmente (e não envia para nenhum servidor) o comportamento e uso dos apps instalados no seu celular, permitindo assim uma visualização, por exemplo, de quanto tempo de tela se teve em cada app diariamente, semanalmente. Essas métricas servem para ajudar a termos uma ideia do quanto estamos utilizando os apps, nos ajudando assim vemos objetivamente se estamos ou não tendo problema com uso excessivo de do smartphone, algo que, nossos cérebros, por questão química e evolutiva, não estão preparados para lidar bem.
https://activitywatch.net/
E é isso pessoal, essa foi a primeira parte do artigo, para mais conteúdo sobre desenvolvimento de software, open source e afins, me sigam nas redes sociais e acompanhem meu perfil aqui no tabnews.
Github: brunojamelli
Instagram: @brunojamelli
Linkedin: Bruno Jamelli