Linux CLI TOOLS Parte 02
Olá a todos mais uma vez, venho neste artigo trazer a segunda parte do “linux cli tools”, onde inicialmente abordei algumas ferramentas de linha de comando que utilizo bastante em meu dia a dia, e aqui irei complementar com mais algumas. Todos os softwares da lista acompanharão o link seja para o seu github ou site oficial.
FZF
Começando pela ferramenta mais complexa, o fzf, que é o acrônimo de “fzf is a general-purpose command-line fuzzy finder”, que em, tradução livre significa “fzf é um buscador difuso de propósito geral para a linha de comando”. é uma ferramenta fantástica, um buscador de arquivos que utiliza lógica fuzzy para realizar as buscas, possibilitando buscas que utilizam a lógica fuzzy, permitindo assim achar o arquivo apenas com partes de seu nome, não precisando ser uma busca normal e menos específica, é uma mão na roda para encontrar arquivos os quais você sequer lembra do nome, mas lembra ao menos dos caracteres iniciais/finais ou de alguma parte ao menos, é um comando bem simples e interativo, basta abrir uma pasta qualquer em seu sistema e digitar fzf que a busca já entra em modo de execução e você pode interagir digitando o nome do arquivo. Vale salientar que, a não ser que você queira fazer uma busca em todo o sistema, é bom utilizar o comando o localizando já diretamente na pasta a qual quer buscar o arquivo, assim possibilitando a busca ser mais rápida, uma vez que, quanto mais arquivos o fzf estiver interagindo, mais lento naturalmente será o processo.
A beleza do open source vem justamente de podermos ver o código fonte dos softwares que estamos utilizando, e esse é um projeto relativamente complexo o qual venho estudando para entender o seu funcionamento, mas e você, vai querer utilizá-lo ou entender como ele funciona ?
https://github.com/junegunn/fzf
Cpufetch e freshfetch:
Esses são scripts de funcionamento muito parecido, por isso optei por agrupá-los juntos, são ambos projetos com funcionalidade semelhante ao já antes abordado neofetch, sendo que o cpufetch mostra as informações do seu processador, trazendo até informações interessantes como a litografia do mesmo, e o freshfetch basicamente mostra um tux em seu terminal, junto a informações básicas do seu sistema, de maneira bem parecida ao funcionamento do neofetch. Dessa “família” fetch, o mais conhecido com certeza é o neofetch, mas o que achei mais legal após conhecer foi o cpufetch.
https://github.com/Dr-Noob/cpufetch
https://github.com/K4rakara/freshfetch
ffmpeg
Converter vídeos entre os mais diferentes formatos, permite alteração de framerates, extração de áudio de vídeos, é, dessa lista, provavelmente a mais versátil e poderosa ferramenta, ainda estou o conhecendo aprendendo a usá-lo, é inclusive uma ferramenta utilizada como backend de vários softwares de conversão de vídeos.
https://www.ffmpeg.org/
Pulsemixer
É um mixer via terminal que permite ajustar o volume do sistema como um todo, de um fone em específico, de um programa em específico, muito útil no cotidiano, facilitando tarefas como zerar o volume de um jogo para ouvir um vídeo/música, é uma das ferramentas de CLI que funciona melhor até mesmo que ferramentas gráficas, possibilitando com poucos consumos de recurso você executar a ação de ajuste de volume dos dispositivos / programas.
https://github.com/GeorgeFilipkin/pulsemixer
mocp
Agora vamos falar de um player de música, sim, um player de música via terminal, traz um visual meio “oitentista”, mas é muito funcional, utilizando como base os codecs do seu sistema, o mocp é um player bem simples, mas que permite a execução de qualquer arquivo de áudio local, criação de playlists, leitura de pastas como playlists, já me foi muito útil nos meus notebooks com pouca memória ram, onde o vscode e o navegador praticamente devoravam meus recursos e o mocp me permitiu ouvir meu radiohead, rage against the machine, black sabbath, uma verdadeira mão na roda para quem tem poucos recursos disponíveis e quer dar play em algum dos seus CDs ripados.
https://github.com/jonsafari/mocp
E é isso pessoal, esse foi mais um artigo sobre programas que rodam direto na linha de comando, continuarei o tema com a parte três, onde trarei mais alguns utilitários bem simples e funcionais e um grupo de scripts escritos em rust. A todos, até a próxima.