Executando verificação de segurança...
6

C - A linguagem das linguagens

Overview

C é uma linguagem de programação de paradigma procedural, de tipagem forte e compilada.
Paradigma procedural significa que os códigos em C estão organizados dentro de funções que por sua vez possuem seu próprio escopo. Tipagem forte significa que precisamos deixar explícito no código os tipos de dados que as variáveis irão armazenar. E compilada significa que o código será traduzido em código de máquina que por sua vez poderá ser executado pelo computador.

C é considerada uma linguagem de médio nível, isso quer dizer que possui características de linguagens de alto nível assim como possui características de baixo nível. Uma característica de linguagens de alto nível é o suporte ao conceito de tipo de dado, que nada mais é que a possibilidade de definirmos o tipo de dado que uma variável irá armazenar assim como suas operações suportadas. Já linguagens de baixo nível possuem suporte para a manipulação de bits e bytes e endereços de memória.

A linguagem C é considerada a mãe das linguagens isso se da ao falto de que grande parte dos compiladores atuais foram escritos utilizando C ou C++.
C++ é um sucessor de C com o acréscimo do paradigma ortientado a objetos. Isso quer dizer que a linguagem possui todos os recursos de C e mais um pouco. Por isso o ++ ou plus plus no nome da linguagem.

Exemplo

Vamos a um exemplo de código escrito em C.

Primeiro precisamos criar uma função chamada main. Essa será o ponto de partida do software. Quando nosso programa for executado, a primeira função a ser chamada será a main.
Podemos escreve-la da seguinte forma:

int main() {
    ...
    return 0;
}

Aqui vai um exemplo de um programa escrito em C que mostrará na tela o texto "Ola, mundo!"

#include <stdio.h>

int main() {
    printf("Ola, mundo!");
    return 0;
}

Conclusão

Essa foi uma breve introdução sobre a linguagem. Foi introduzido alguns conceitos iniciais e a função main.
Caso tenha alguma sugestão, crítica, dúvida não excito em comentar essa publicação. Além disso, deixe sua opinião sobre a linguagem C e o que você acha sobre ela. Comente também se gostaria de ver mais conteúdos sobre essa técnologia por aqui.
Obrigado pela leitura e até logo!

Carregando publicação patrocinada...
1

Cara, estou aprendendo C na faculdade, estou no primerio período de Sistemas de Informação, e diferente do que pensei, estou adorando a linguagem! Mesmo com todos os seus problemas e maluquices C ainda é uma linguagem bem legal e bem gostosinha de se aprender e programar.

Acho que o que mais me ajudou ao aprender C, que é considerado uma linguagem "difícil" foi já ter tido experiência prévia com programação, enquanto meus colegas estão tendo bastante dificuldade, ainda, para fazer coisas simples!

1

C é uma das linguagens que tenho vontade de aprender no futuro. Adorei a informação de C++ é C com POO - eu estava realmente por fora disso. Sabia que ela tinha se originado a partir de C mas não desse detalhe - que não é nenhum detalhe.

1

Qual IDE você utiliza para programar C/C++, vou utilizar essa linguagem ano que vem na faculdade, ja quero dar uma olhada nela pra não chegar totalmente à deriva

1

Ola, eu usei ela na cadeira de Fundamentos de Programação, e uso C++ atualmente nas cadeiras de Programação Orientada a Objeto, e Estrutura de Dados. Para usar as duas, usei o VScode para edição de texto, é otimo por todas as facilidades que o VScode te dá, mas é necessário instalar o Compilador, no Windows é mais complicado, segue o link do video ensinando -> https://youtu.be/aducc6-ra90, no Linux, se for baseado em debian, é so dar "sudo apt install gcc" para C, ou "sudo apt install g++" para C++, no terminal. Comece a programar por C, faz todo o sentido, é um linguagem com poucas facilidades, se dominar ela, você é foda e vai conseguir dominar qualquer outra sem muito esforço e achando facil!

1

Ola, meira! Tudo bem?
Normalmente eu utilizo o editor de texto Sublime Text.
Sublime me auxilia muito no autocomplete de algumas coisas e no realce da sintaxe da linguagem. No entando para compilar e rodar o código preciso estar utilizando o terminal. Se não me engano até é possível rodar scripts dentro do próprio Sublime pra compilar e rodar o projeto mas nunca me interessei em como fazer.

Outras alternativas ao Sublime Text são:

  • VSCode: editor de texto com realce da sintaxe, autocomplete e recursos pra transforma-lo em uma IDE completa;
  • Atom: Mesma pegada do Sublime Text e do VSCode;
  • CodeBlocks: Essa ferramenta é uma IDE de desenvolvimento própria para C e C++. Nela encontramos todos os recursos necessários para construir aplicações usando as linguagens mencionadas. São alguns deles: autocomplete, realce de sintaxe, debug, compilador e etc;
  • DevC++: Mesma pegada do CodeBlocks.
1

Na minha universidade usamos CodeBlocks, eu pessoalmente não gosto da IDE, vou testar essa DevC++ para ver qualé, obrigado pela dica! Costumo usar o VSCode em casa, mas sinto falta de alguns recursos que tem no CodeBlocks, como criar headers com mais facilidade (com a estrutura já pronta).