C - A linguagem das linguagens
Overview
C é uma linguagem de programação de paradigma procedural, de tipagem forte e compilada.
Paradigma procedural significa que os códigos em C estão organizados dentro de funções que por sua vez possuem seu próprio escopo. Tipagem forte significa que precisamos deixar explícito no código os tipos de dados que as variáveis irão armazenar. E compilada significa que o código será traduzido em código de máquina que por sua vez poderá ser executado pelo computador.
C é considerada uma linguagem de médio nível, isso quer dizer que possui características de linguagens de alto nível assim como possui características de baixo nível. Uma característica de linguagens de alto nível é o suporte ao conceito de tipo de dado, que nada mais é que a possibilidade de definirmos o tipo de dado que uma variável irá armazenar assim como suas operações suportadas. Já linguagens de baixo nível possuem suporte para a manipulação de bits e bytes e endereços de memória.
A linguagem C é considerada a mãe das linguagens isso se da ao falto de que grande parte dos compiladores atuais foram escritos utilizando C ou C++.
C++ é um sucessor de C com o acréscimo do paradigma ortientado a objetos. Isso quer dizer que a linguagem possui todos os recursos de C e mais um pouco. Por isso o ++ ou plus plus no nome da linguagem.
Exemplo
Vamos a um exemplo de código escrito em C.
Primeiro precisamos criar uma função chamada main. Essa será o ponto de partida do software. Quando nosso programa for executado, a primeira função a ser chamada será a main.
Podemos escreve-la da seguinte forma:
int main() {
...
return 0;
}
Aqui vai um exemplo de um programa escrito em C que mostrará na tela o texto "Ola, mundo!"
#include <stdio.h>
int main() {
printf("Ola, mundo!");
return 0;
}
Conclusão
Essa foi uma breve introdução sobre a linguagem. Foi introduzido alguns conceitos iniciais e a função main.
Caso tenha alguma sugestão, crítica, dúvida não excito em comentar essa publicação. Além disso, deixe sua opinião sobre a linguagem C e o que você acha sobre ela. Comente também se gostaria de ver mais conteúdos sobre essa técnologia por aqui.
Obrigado pela leitura e até logo!