Realizei minha primeira venda com meu SaaS para desenvolvedores
No final de dezembro eu lancei meu SaaS para desenlvedores. O SaaS é uma API que simplifica o processo de confirmação de emails no seu produto. Com apenas uma API, você gera e envia os códigos para seus clientes e utiliza outro endpoint para checar se o código inserido pelo seu usuário está correto.
Foi uma ideia simples, mas que era uma dor pra mim sempre que eu tinha uma ideia nova na hora de implementar o sistema de confirmação de email, pois era trabalhoso recriar tudo do zero, configurar servidor SMTP, banco de dados e desenvolver a própria lógica. E é exatamente isso que meu produto resolve
No mesmo mês que meu SaaS foi lançado, eu tive muitas visitas no site falando sobre ele no LinkedIn e a comunidade do Daniel Limae do Discord, alcançando 2.100 impressões em uma publicação no LinkedIn. Obviamente que isso me animou, mas como toda pessoa que cria um produto, esperamos receber clientes que assinem nosso serviço.
Pouco tempo depois do lançamento, acordei com aquela notificação belíssima da Stripe informando que um plano foi assinado: eu finalmente recebi meu primeiro cliente em um SaaS na vida.
Percebendo que havia muitas visitas e pouca conversão, eu fiz diversas alterações na landing page do site, adicionei novas funcionalidades e aumentei a divulgação desse meu produto de forma orgânica, sem gastar nada. Hoje espero o resultado dessas mudanças e continuo aperfeiçoando meu produto.
Eu aprendi muita coisa com esse SaaS, não só assuntos relacionados a programação, mas também sobre marketing, design e experiência do usuário. Além disso, foi a primeira vez que implementei um gateway de pagamento, o que foi uma experiência muito valiosa. Todos os erros foram anotados e com certeza não serão cometidos no próximo produto que eu lançar.
É isso pessoal. Encontrem um problema real, resolvam esse problema e, o principal: mostre que vale a pena pagar pela sua solução.
Até a próxima! @jaedsonpys