MelkDB: Lançada a versão 0.2.0 do meu banco de dados. Saiba o que mudou 🔥
Acabei de lançar a versão 0.2.0
do banco de dados noSQL MelkDB. Neste artigo, você vai ficar sabendo das novidades que chegaram nessa última versão.
O que é o MelkDB?
MelkDB é um banco de dados baseado em diretório desenvolvido totalmente em Python. Com seu funcionamento bem documentado, O MelkDB é fácil de usar e pode ser instalado facilmente em sistemas operacionais baseados em Linux e no Windows.
- Obtenha os dados rapidamente: Desenvolvido para ser extremamente veloz na escrita e leitura de dados, o MelkDB possui um método eficiente para realizar a busca de items, além de ter um código bem otimizado.
- Mantenha seus dados seguros: O MelkDB oferece a opção de criptografia de dados usando AES-256, protegendo seus dados e mantendo a velocidade ao adicionar e obter items.
- Baixo consumo de memória: Apenas os dados solicitados pelo usuário são carregados na memória, evitando o alto consumo de memória ao realizar operações no banco de dados.
O que mudou na versão 0.2.0
?
Na versão 0.1.0
do banco de dados MelkDB, você só podia adicionar uma chave única ao valor. Veja um exemplo:
from melkdb import MelkDB
db = MelkDB('cache')
db.add('latest_news', 'Nova versão do MelkDB lançada!')
Ou seja, com esse método, armazenar valores mais complexos no banco de dados como informações de um usuário, tornaria a estrutura dos dados desorganizada e difícil de entender. A versão 0.2.0
do MelkDB resolve isso.
Agora, para armazenar organizar melhor dados mais complexos no banco de dados, basta separar as chaves usando o caractere de barra (/). Veja um exemplo:
from melkdb import MelkDB
db = MelkDB('myWebSite')
db.add('projects/melkdb/stars', 4848)
db.add('projects/melkdb/description', 'MelkDB is the best database')
Dessa forma, o banco de dados consegue realizar a busca avançada do item que você deseja sem perder velocidade e sem aumentar o consumo de memória na sua máquina, mantendo a mesma performance da versão anterior.
Na hora de obter esses dados, o MelkDB não permite que você obtenha todos os dados armazenados naquela chave. Isso ocorre porque essa ação desabilitaria a busca avançada dos dados, comprometendo a velocidade e o consumo de memória. Para dar um exemplo do funcionamento dessa regra, veja o código abaixo:
from melkdb import MelkDB
db = MelkDB('myWebSite')
db.add('projects/melkdb/stars', 4848)
db.add('projects/melkdb/description', 'MelkDB is the best database')
# método errado de obter os dados da chave "melkdb" (uma exceção será lançada)
db.get('projects/melkdb')
# método correto de obter os dados da chave "melkdb"
db.get('projects/melkdb/stars')
db.get('projects/melkdb/description')
Saiba mais sobre o funcionamento do MelkDB no artigo "MelkDB: A primeira versão do meu banco de dados foi lançada"
O que você achou dessa nova versão do MelkDB? O que você mudaria nesse banco de dados? Deixe seu comentário sobre o projeto e ajude o MelkDB a evoluir!
Novas versões virão, e com elas, muitas funcionalidades e melhorias na performance do projeto. Faça parte disso! Você pode contribuir no projeto a partir do repositório do MelkDB no GitHub ou simplesmente deixar a sua estrela! ⭐.
Obrigado por ler até aqui.
by @jaedsonpys