8
ja00
1 min de leitura ·

Gosto de backend mas detesto frontend

Bom dia, Boa tarde ou Boa noite (dependendo do horário que você ler este post)

Ultimamente tenho construído projetos pessoais puramente em APIs Rest, mas, sempre quando vou para parte, de fazer a prototipagem das telas, me da uma preguiça imensa, até porque sou muito chato com design (mesmo não entendendo muito de UI/UX, mas tenho senso crítico).

Na maioria das vezes, eu não desenho telas no Figma, costumo buscar inspirações em um Dribble ou Pinterest da vida e esboço um projeto de componente no Excalidraw, e mesmo assim, na hora de construir o componente real me da preguiça

O intuito desse post é ver como vocês lidam com front em projetos pessoais, pois, acaba que a gente vira stakeholder, dba, dev, qa etc.

Carregando publicação patrocinada...
4

Sei bem como é isso, sou backend com pé na infra, até chegar literalmente no sistema operacional, no hardware e crimpar os cabos de rede.

Quando chega na hora de "fazer telinhas" só sai coisa horrível: fundo branco, letra preta, link azul e botão cinza quadrado.

No passado, quando sistemas desktop estavam virando web, o layout de sistemas desktop dentro dos navegadores era comum, tem sistema web legado com essa "cara" até hoje.

Foi quando descobri um framework chamado extjs, era muito a frente da sua época, curva de aprendizado longa, ferramentas pagas de fazer "telinhas" como se estivesse no vb ou delphi fazendo clique-clique arrasta-solta. O resultado era bom pra época, as vezes tenho vondade de voltar a fazer gambiarras com ele. Os projetos nexus e proxmox usam extjs no front-end.

Então, respondendo sua pergunta sobre projetos pessoais, uso extjs ou muita pog com php no frontend. Em último caso, pago (com pizza ou churrasco e cerveja) amigos ou colegas de trabalho que acham que sabem ux/front para fazerem os layouts na tecnologia preferida deles, usando a i.a. que for e só aceito a derrota que sou um escovador de bits que tem zero habilidade de frontend.

1

eu tava precisando de amigos assim haha, todos que eu tinha que eram frontend foram convertidos para qualquer outra área da T.I, seja backend, ou redes. Acredito que, o frontend esteja complexo demais para o que se propõem a ser.

1

Meus 2 cents extendidos,

Putz, usei extjs em muitos projetos com php - de fato ele trazia recursos bem avancados para o desenvolvimento de administracao/app quando comparado ao que existia na epoca (e criava um layout bem razoavel).

Para projetos mais novos com PHP hoje acabo usando o filament/tall, roda redondo.

Saude e Sucesso !


Este post foi favoritado via extensão TABNEWS FAVORITOS

Tem curiosidade sobre IA ? Da uma olhada no meu LIVRO: IA PARA ENGENHEIROS

4

Meus 2 cents,

Particularmente tambem nao sou fa de fazer frontend - focando na parte funcional.

Hoje em dia tem algumas ferramentas que podem ajudar neste quesito:

Nao substitui a habilidade de um especialista em frontend, mas ajuda a modelar uma interface para um MVP ou semelhante.

Ja vi alguns posts aqui no TABNEWS sobre boilerplates de interface (p.ex. administracao, saas, etc) - mas o problema que vejo eh o preco que fica fora do alcance do DEV solo para projetos casuais.

E sempre existe a alternativa usando um tapa olho e um gole de rum:

Saude e Sucesso !


Este post foi favoritado via extensão TABNEWS FAVORITOS

Tem curiosidade sobre IA ? Da uma olhada no meu LIVRO: IA PARA ENGENHEIROS

5

Eu não gosto da parte de design em si, criar do zero. Principalmente se for site. Mas se tem o design pronto, eu consigo fazer funcionar na maioria das vezes (se não tiver que centralizar uma div kkkkkkk).

Gosto da parte de programação do front, o que faz o front funcionar. O javascript/typescript é legal.

Se eu usar um framework/biblioteca padrão como um Bootstrap da vida, eu consigo ir bem.
Ex.:
https://getbootstrap.com/docs/5.3/content/tables/
https://bulma.io/documentation/elements/table/
https://www.primefaces.org/primeui/#datatable

2

Utilizo bootstrap no meu dia a dia, não conhecia esse bulma e achei bem legal não precisar de js, vou testar no meu proximo projeto, obrigado pela sugestão :)

1

Não conhecia as ferramentas que você citou vou testar elas para ver qual se adequa mais aos meus objetivos.

Agradeço pela ajuda, saúde e sucesso pra ti!

3

Gosto de backend mas detesto frontend

Bem vindo à 90% dos dev pré "onda de cursinhos react"

como vocês lidam com front em projetos pessoais

IA, manda o claude fazer

2
1

o ruim é q algumas pessoas so usam a IA sem saber fazer o front ou back end em si manualmente

E daí?

Front é só visualização, o máximo que vai acontecer é o código ficar feio, é consciencia de quem usa.

1

eu acho que existem truquezinhos de front que não estão na cartilha
cartas na manga como gerenciamento de tokens por exemplo

e imagino que seja possível receber do server alguns 'indices probabilisticos' e migrar parte da 'ia magic' pro browser

além de maravilhas no <canvas>

1