Executando verificação de segurança...
1

[ DÚVIDA ] - API pública e cache no servidor

Boa tarde tropa, Lucas aqui.

Estou desenvolvendo uma página para uma memecoin e gostaria de integrar com a API pública da geckoterminal para mostrar os valores dela e da pool que ela está associada (SOL).

Essa API possui limite de 30 requisições por minuto, ou seja, se 31 pessoas entrarem no site, lá se foi o limite (eu acho que funciona assim k)... Então pensei:

"E se for possível eu fazer a requisição dentro do servidor, salvar em algum lugar (um arquivo .json por exemplo) e fazer as requisições para a minha própria API ao invés da API pública?"

Na minha cabeça é uma boa ideia, mas... não sei como fazer kkkk, ainda mais que as tecnologias que utilizo são:

  • Frontend / Backend: Svelte / Sveltekit (+ typescript)
  • Deploy: Vercel

O que isso significa? Não existem muitos tutoriais ou explicações na web sobre isso e nem GPT conseguiu me esclarecer, ele fica falando sobre cache em cliente (e não é o que preciso).

Então venho aqui humildemente solicitar a ajuda de vocês, pois não tenho o conhecimento de "How-To" suficiente para fazer isso. (além de nunca ter mexido com APIs dessa forma, sou dev de projeto kk esse é o meu primeiro grande deploy em anos de desenvolvimento autodidático e também estou utilizando tecnologias novas, tanto para o mercado quanto para mim).

<3

Carregando publicação patrocinada...
1

Vou tentar explicar a lógica e depois você vem dizer se deu certo!
Então, imagina o seguinte: pelo que estou percebendo, você vai fazer o seguinte. Dependendo da linguagem de programação que está utilizando, que pelo jeito é TypeScript, você vai precisar criar uma classe com uma função responsável por salvar o conteúdo em um arquivo, permitindo a leitura posterior. Essa função deve embutir a informação de conteúdo e a data de expiração. Pode ser no estilo 'timestamp'.

Depois disso, você vai precisar de uma função chamada 'verificar validade'. Se a validade estiver dentro do período de verificação, aquele arquivo continuará sendo usado, ou seja, será lido. Caso ele perca a validade, você deve eliminá-lo ou sobrescrevê-lo com o conteúdo atualizado, salvando-o no seu servidor para fácil leitura.

Em seguida, você irá integrar isso em uma página ou recurso que será responsável por entrar em contato com a API, que possui um limite de cerca de trinta requisições por minuto. Você fará a checagem da validade do conteúdo. Se o conteúdo já salvo estiver desatualizado, você permitirá uma nova requisição em tempo real, que pode ocorrer até quatro vezes por segundo. Depois que o primeiro resultado for salvo, dependendo da validade do conteúdo, ele será lido a partir de um cache.

Por fim, basta colocar o seu front-end para comunicar com a interface que faz a gestão do conteúdo. Qualquer dúvida, mande mensagem aqui que tentaremos ajudar. Lembrando que minha especialidade é PHP, que é a linguagem que trabalho, mas essa lógica pode ser aplicada em outras linguagens. Utilize o ChatGPT para te ajudar na implementação mínima possível. Mas lembre-se: nunca confie de primeira na resposta retornada, pois pode haver erros. E, para deixar claro, você está armazenando os dados no seu servidor web, e não em um tipo S3 da Amazon. tá baum?