Executando verificação de segurança...
10

Perdi a vergonha e publiquei um projeto (e você também deveria)

Neste mês, fevereiro de 2023, tomei a coragem de publicar meu primeiro projeto e essa experiência foi sensacional!
Com esse artigo, gostaria de dizer como foi tirar um projeto do papel e, esperançosamente, te encorajar a fazer o mesmo.

savit

Essa ferramenta de linha de comando, savit, serve para te ajudar a escrever documentações ou tutorias. Para fazer isso, o savit salva seus comandos conforme você os usa. O uso é bem simples, basta você instalar o programa com pip install savit e usar savit start antes de começar o seu trabalho, quando acabar, use savit stop e pronto, seus comandos foram salvos no arquivo que você definiu na configuração (veja detalhes do uso e configuração no README disponível no repositório do GitHub).

Simplicidade, visibilidade e confiança

Como vimos acima, a ferramenta é extremamente simples e, por esse motivo, eu pensei em não publicá-la no PyPI (respositório de projetos Python). Além disso, seria meu primeiro projeto, e naturalmente vieram pensamentos como "E se houver alguma falha de segurança?" ou "E se o código estiver feio e alguém perceber". Entretanto, depois de um pouco de pesquisa, não achei (ou talvez não soube procurar 😅) alguma aplicação com funcionalidade semelhante, dessa forma, desisti da vergonha e lembrei de como admirava projetos de código aberto, caso o código estivesse ruim ou pouco seguro, poderia contar com a comunidade para ajudar a consertar esses problemas e criar um ambiente de colaboração (como o TabNews).

Inesperadamente, o projeto me deu mais visibilidade do que imaginei!
Compartilhei o projeto no LinkedIn, dando os créditos ao criador da biblioteca que usei e também deixando o link do GitHub encorajando as pessoas a colaborarem. Para minha surpresa, a publicação teve, até o momento que estou escrevendo esse texto, mais de 7 mil impressões!
O que causou muitas visitas ao meu perfil e conexões novas com pessoas das mais diferentes áreas da tecnologia, de vários países e empresas. O projeto também ganhou algumas estrelas no GitHub e teve até um fork!

Ter o projeto publicado e ver esses resultados me deixou MUITO animado com as possibilidades e me deu muita confiança para continuar melhorando o savit e publicar novos projetos!

Contribua

O savit é uma ferramenta de linha de comando que conta com o histórico do shell para funcionar, por essa razão, está disponível apenas para Linux (não testei em MacOS).
Desenvolvida com Python e a biblioteca Typer, a ferramenta funciona com a versão 3.11 ou maior do Python.
Você está mais do que convidado ou convidada para contribuir com o projeto, seja com programação, documentação, recomando melhorias ou abrindo issues para reportar bugs!
GitHub: link
PyPI: link

Carregando publicação patrocinada...
1

Que massa, cara. É isso aí! No começo de janeiro iniciei um projeto paralelo mas fui perdendo tração com o tempo. Esse seu post me deu um novo ânimo para retomá-lo. Obrigado.

1
1

Top demais viu companheiro! E fico muito feliz de ver mais gente usando o Typer.

Usei no meu projeto que eu postei aqui também recentemente, o GystBUDGET

Pô a sua idéia é sensacional porque é uma mão na roda pra documentar tutoriais na linha de comando.

Parabéns viu meu caro, vou usar o savit com certeza, preciso muito aqui.

E vendo o seu código, parabéns pela elegância, muito bem escrito.

1

Que massa que gostou, Diego! Fico feliz com o seu feedback sobre o código também!
E de fato, o Typer é uma biblioteca realmente muito boa.

Tomara que o savit seja útil no seu dia a dia, qualquer problema, só avisar.

E o GystBUDGET é realmente muito útil, vou testar e acompanhar o desenvolvimento do projeto. Parabéns pela iniciativa!

1

Parabens ivansantiagojr! Seja bem vindo ao mundo open source. Espero que continue desenvolvendo esse software e muitos outros e que gere engajamento da comunidade.

Uma dica: crie uma tag no git e uma release no github, usar tags com versoes ajuda muito: v1.0.0. Dessa forma fica mais facil de distribuir uma versao especifica.

abracos

1