A estratégia para se destacar e conquistar sua vaga na programação
E aí, galera! Hoje quero trazer um assunto importante para quem está começando na programação ou buscando a primeira vaga na área. Não vou falar sobre dicas específicas, como pesquisar vagas em sites específicos. O foco aqui é outra abordagem: como estudar de forma estratégica e criar oportunidades com um método que pode até parecer diferente, mas que faz total sentido no longo prazo.
Essa ideia é baseada em uma hipótese que estou testando e, com o tempo, acredito que ela pode trazer resultados. A proposta é simples: começar a agir como um Indie Hacker.
Mas que é um Indie Hacker?
Indie Hackers são programadores que criam produtos próprios, geralmente SaaS (Software as a Service), com foco em desenvolver algo funcional e lucrativo desde o início, com custo mínimo ou zerp. Pense em um sistema para gestão de pet shops, por exemplo. Você desenvolve o software e cobra uma mensalidade pelo uso. Pronto, você tem um SaaS!
A ideia por trás de ser um Indie Hacker é construir produtos com o menor custo possível e validar o mercado rapidamente. Nem todos os produtos vão dar certo, mas o processo de tentar, errar e aprender é o que constrói seu portfólio e, consequentemente, sua experiência.
Um exemplo bacana disso é o Daniel Lima, que criou o Abacate Pay, um gateway de pagamento mais simples que a Stripe. Ele criou, colocou no ar e já começou a gerar valor para quem utiliza.
Por que seguir esse caminho pode te ajudar a conseguir uma vaga?
Quando você tenta criar produtos, você aprende muito mais do que em um estudo direcionado apenas para passar em entrevistas. Imagine o seguinte: para fazer um SaaS funcionar, você precisa conhecer tecnologias como frontend, backend, banco de dados, design de interfaces (UI/UX), comunicação com APIs, ferramentas de deploy, entre outros .
Agora, pense no valor disso em um currículo. Mesmo que seus projetos não tenham dado certo financeiramente, o processo de construir e lançar produtos te dá uma bagagem absurda.
Se algum dia você decidir abandonar o sonho de ser Indie Hacker, todo esse conhecimento ainda será útil para conquistar uma vaga, já que você terá
- Portfólio de projetos reais ( Mesmo que não tenham dado dinheiro, eles mostram que você é capaz de construir de ponta a ponta um software)
- Certificações e cursos (Durante o processo, você provavelmente fará alguns cursos para se especializar em coisas específicas ou vai tirar certficações em tecnologias que tem mais segurança)
- Habilidades que vão além de um dev tradicional (Vai entender desde o levantamento de requisitos até o deploy e manutenção de um produto real)
Agora imagine chegar em uma entrevista e dizer: “Eu desenvolvi 10 projetos, participei de toda a concepção, pesquisa, prototipação, desenvolvimento e manutenção.” Isso é ouro para recrutadores.
Mas a vida não é um 🍓
Eu sei que nem todo mundo tem a possibilidade de largar tudo para focar em projetos pessoais. Mas, se você usar seu tempo livre para construir algo, mesmo que pequeno, já estará se destacando. Além disso, é legal trabalhar em equipe em alguns desses projetos, para pode te ensinar sobre ferramentas de versionamento como Git e GitHub, além de mostrar que você sabe trabalhar com outras pessoas e resolver conflitos.
Essa mentalidade não se aplica só à programação. Em qualquer área, se você mirar em um nível de conhecimento maior do que o necessário para uma vaga, as chances de ser aprovado aumentam muito.
Espero ter ajudado. :)