Eu dei uma olhada muito por cima no transcript do vídeo, e parece que é isso mesmo.
Não falo só de JS, mas JS é pior mesmo, dentro do que eu conheço e por isso não me aventuro. O pior do JS é o ecossistema. Vale para qualquer coisa. Vive acontecendo isso.
Por isso que eu falo que o bom profissional não é o que segue receitas de bolo, o que faz oque um influenciador fala para você usar.
Grande parte das coisas que as pessoas estão adotando em desenvolvimento de software não são boas, e elas só adotam porque elas não entendem o que estão fazendo, elas não tomam decisões, elas delegam para outras pessoas. Passam anos fazendo tudo errado, tendo prejuízos e só percebe que estava ruim quando alguém fala para ela que está ruim. Percebe que o erro é que ela não quer aprender o que é a compilação e a engenharia de software. Ela acha que trabalha bem na área só copiando os outros. Mas muita gente está pulando do precipício.
Quase tudo que inventaram é útil. Mas só em casos muito específicos. O problema é que um monte de gente começa adotar onde não deve. Inclusive criados de ferramentas.
Quando eu falo que quase ninguém precisa de MVC as pessoas falam que eu sou maluco. Mas ninguém me prova que ele é tão bom assim. Novamente, tem caso para usar, mas quase ninguém trabalha em um caso assim. Por isso que tem tecnologias que estão voltando atrás. E têm dificuldade de adoção porque as pessoas treinaram o erro e não querem largar o osso. Estou usando só um exemplo.
Não é sustentável trabalhar em uma área tão complexa desse jeito. O problema é de atitude. As pessoas precisam mudar a forma de pensar e agir, para não comprar gato por lebre.
O único consolo das pessoas, e por isso ficam mais aliviadas de fazerem aquilo, é que a grande maioria está fazendo assim. E quem fala que isso não funciona é considerado maluco. Mas se você for atrás dos melhores programadores do mercado, que não são marketeiros, que não vendem curso, palestra, consultoria, livro ou ferramenta, verá que é quase unânime. Só que essas pessoas quase sempre são mais discretas, elas não aparecem por aí e o grosso das pessoas seguem quem aparece muito, que estão comprometidas com os ganhos delas, não com seu sucesso. Não tem como dar certo.
As balas de prata foram inventadas há décadas e não tem graça ficar tentando vender isso. Aprenda o que importa e tome decisões sensatas de quais ferramentas são realmente úteis em cada contexto. Eu vejo há décadas isso acontecendo. Quem consegue convencer mais as pessoas pessoas a fazerem algo, mesmo que não tenha sentido técnico são as vencedoras.
E confirmo, estou dizendo que a maioria está tomando decisões erradas e não quer mudar porque acham que estão bem assim. Eu mesmo já tomei muita decisão errada, me influenciei, e ainda corro risco de fazer isso, estou longe de acertar em tudo, mas agora não caio em certas armadilhas óbvias (para a minha experiência) que muita gente cai por inexperiência. É difícil eu deixar de adotar algo e me arrepender depois. Mas se acontecer, não tem problema, prefiro esse erro do que ficar correndo atrás do rabo.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).