Aprenda em público
A maneira mais rápida de aprender
Evolua em sua carreira e construa um network enquanto aprende.
Se existe uma regra de ouro, é esta, coloque-a em primeiro lugar. Todas as outras regras são elaborações dessa regra #1.
Você já sabe que nunca irá parar de aprender. Mas a maioria das pessoas “aprendem no privado”, e apenas observam. Consomem conteúdo sem produzir nada. Tudo bem fazer isso, mas estamos aqui para falar sobre estar entre os melhores. O que você fará aqui é desenvolver um hábito de “criar aprendizado”:
- Crie blogs, tutorias e passo-a-passo.
- Palestre em meetups e conferências.
- Pergunte e responda no Stackoverflow ou Reddit. Evite jardins murados como Slack e Discord, eles não são públicos.
- Faça videos no Youtube ou Twitch.
- Inicie uma newsletter.
- Desenhe cartoons, pessoas adoram cartoons.
Qualquer que seja sua área, crie o conteúdo que você gostaria de ter encontrado quando você estava aprendendo. Não julgue seus resultados por “palmas”, likes, retweets, upvote ou qualquer coisa do gênero - apenas fale com você mesmo de 3 meses atrás. Eu mantenho um blog de desenvolvimento quase diário escrito para ninguém além de mim.
E adivinhe? Não é sobre atingir o máximo de pessoas possível com seu conteúdo. Se você puder fazer isso, ótimo, lembre-se de mim quando estiver famoso. Mas de longe as chances são de que o maior beneficiado com isso seja você mesmo do futuro. Se outros se beneficiarem é um bônus.
Você acha que acabou? Não pare por aqui:
- Gostou de um algum vídeo sobre código? Encontre o apresentador/instrutor e agradeça ele, faça perguntas.
- Faça PR’s para bibliotecas que você usa.
- Faça sua próprias bibliotecas que ninguém usará.
- Copie as coisas que você gosta, desde a base, para ver como elas funcionam.
- Ensine em workshops.
- Vá em conferências e resuma o que você aprendeu.
Se você está cansado de criar coisas únicas, comece a construir uma base de conhecimento persistente que cresce com o tempo. Abra o código do seu conhecimento! Em cada etapa do caminho: Documente o que você fez e os problemas que resolveu.
A outra ideia desta regra é: Tente fazer o seu melhor para estar certo, mas não se preocupe quando estiver errado. Repetidamente. Se você se sentir desconfortável, ou como um impostor, ótimo. Você está empurrando você mesmo e evoluindo. Não assuma que você sabe tudo, mas dê o seu melhor, e deixe a internet corrigir você quando você estiver inevitavelmente errado.
As pessoas acham que você é péssimo? Ótimo. Você concorda. Peça que expliquem, em detalhes, porque você é péssimo. Você quer apenas se sentir bem ou ser bom? Sem objeções, sem mágoas. Então vá embora e prove que eles estão errados. E caso eles se tornem abusivos, apenas bloqueie.
Eu mencionei que ensinar é a melhor forma de aprender? Fale enquanto você programa. Pode ser estressante e eu não tenho feito muito isso mas as minhas melhores entrevistas técnicas foram quando eu terminei falando como se estivesse ensinando ao invés de tentar provar meu conhecimento. Nós somos animais, somos atraidos pela confiança e podemos sentir o cheiro do desespero.
Em algum momento você terá algum suporte. Pessoas percebem aprendizes genuinos. Elas irão querer ajudar você. Não fale para eles, mas eles apenas se tornam seus mentores. Isso é muito importante: Pegue o que eles deixam para trás. Pense como se eles estivessem lhe dando tarefas para serem completadas. Quando alguém disser “Alguém poderia ajudar com __” você será aquela criança na primeira fileira com a mão sempre levantada. Estes são engenheiros seniores, algumas das pessoas mais solicitadas em tecnologia. Eles vão passar mais tempo com você, um a um, se você os ajudar (p.s. e sempre há algo em que eles querem ajuda). Você não pode pagar por essas coisas. Eles vão te ensinar de graça. A maioria das pessoas não vê o que está bem na frente delas. Exceto você.
“Com tantos desenvolvedores juniores por aí, por que eles vão ajudar justo eu?”, Você pergunta.
Porque você aprende em público. Ensinando você, eles ensinam muitos. Você os amplifica. Você tem uma coisa que eles não têm: uma mente de iniciante. Você entende como isso funciona?
Em algum momento as pessoas começarão a pedir sua ajuda por causa de todas as coisas que você publica. 80% dos desenvolvedores são “dark”, eles não escrevem, falam ou participam em discursos públicos de tecnologia. Mas você sim. Você deve ser um especialista, certo? Não diga que você não é. Responda da melhor forma que você puder, e quando estiver travado ou errado fale com seus mentores.
Eventualmente, você ficará sem mentores e apenas resolverá as coisas por conta própria. Você ainda estará publicando conteúdo. Você vê como isso funciona?
Aprenda em público.
Traduzido por Italo Aurelio
Fonte: Aprenda em público