Subi meu primeiro site no ar, e vou detalhar minha experiência.
Olá Tabnews! Meu nome é Iago e eu sou um (futuro) desenvolvedor web / vestibulando. Hoje venho aqui para falar da criação do meu site, que é basicamente uma landing page com acesso às minhas postagens pessoais.
Sobre mim
Meu primeiro contato com a programação foi em 2021, não na web, mas em um curso obrigatório de Python que tive que fazer para cumprir com o currículo escolar. Desde aquele momento, me senti encantado com o que pareceu magia aos meus olhos: A capacidade de escrever código que gera uma resposta, é o que rege o mundo virtual que eu sempre estive em contato, mas nunca ousara entender. Porém, toda aquela euforia passou, e eu fiquei um bom tempo sem começar algo novo por conta própria.
Ano passado, precisei fazer um TCC para o curso de desenvolvimento de sistemas que então fazia na ETEC da minha cidade. Meu grupo decidiu que nosso projeto seria um site, e como eu e outro amigo meu eramos os "nerds programadores" do grupo, ficamos responsável pela sua construção.
Porém, eu não havia nenhuma prática com desenvolvimento web além do HTML, o que me deixou frustrado e quebrando a cabeça para tentar construir um protótipo funcional de sistema web. Ao longo dos meses de desenvolvimento, recomceçamos o projeto diversas vezes e eu fui me envolvendo cada vez mais com seu desenvolvimento, chegando em um projeto final com Laravel que no fim foi muito prestigiado e deixou-me muito orgulhoso.
A partir dali, decidi que iria ser um desenvolvedor web, pois julguei que seria simples, afinal eu já passei muito tempo na Internet, e já tinha como meta estudar ciência da computação. Me inscrevi em plataformas para freelancers como a Upwork, e percebi que precisaria de um diferencial, pois assim como eu, muitas pessoas estavam iniciando nessa carreira e buscando se diferenciar também. Daí, surgiu a inspiração para criar um portfolio, uma especie de blog pessoal, sem usar nenhum CMS ou plataforma.
O desenvolvimento
A Stack
- Express.js (Framework Web)
- Postgres
- Sequelize ORM
- Passport.js (Autenticação)
- EJS (Template Engine, para renderizar o HTML)
- Tailwind CSS (Framework CSS)
- Disqus (Plataforma de gerenciamento de comentários, para as postagens)
- VPS
- CapRover (PaaS de deploy open-source, projeto incrível!)
Se você já passou pela experiência de começar em Web, já deve saber que nada nunca é tão simples como parece, e foi exatamente o que aconteceu. Um projeto que uma pessoa pessoa experiente levaria poucos dias para criar, se estendeu por semanas de pesquisa, erros e muito stress para lançar o site no ar.
Entretanto, acredito que foi uma experiência gratificante, e apesar de não usar as libs/frameworks do momento (React, Next, etc.), considero que aprendi fundamentos importantes e vi que ainda tenho muito a aprender.
Conclusão
O mundo da web é gigantesco, e meu conselho (não que eu seja experiente) é para não se prenderem na insegurança de ficar somente atrás de cursos e bootcamps para aprenderem as novas tecnologias, pois tudo isso pode ser aprendido facilmente uma vez que se entende a arquitetura da web. Coloquem a mão na massa, criem projetos e se empenhem mesmo com a frustração de lidar com o desconhecido, pois isso é o que vai te fazer mais forte.
Github do projeto
Link do site
Se tiverem comentários, críticas, dúvidas, dicas construtivas e sugestões sintam-se a vontade para comentarem com toda a sua sinceridade, estarei muito feliz em interagir :)