Ser menor não é um problema para trabalhar. Ter bem pouca idade por ser um problema, mas a legislação tem formas de contratação, afinal alguém com pouca idade não vai exigir algo tão bom. Precisa de algo para aprender. Além disso, algumas pequenas empresas podem contratar "por fora", até para ajudar, sem seguir a legislação, embora seja bem arriscado, e é claro que eu não recomendo, mesmo em casos que pode ser melhor que deixar a pessoa à deriva. Dá para ser criativo nisso, sem explorar o menor.
Formação não é essencial, a pessoa pode conseguir algo sem isso. Claro que alguns lugares podem exigir algo mais, mas quase sempre quando falam disso é só desculpa para não dizer que a pessoa não está qualificada. Falar isso pode ser ruim e até render processo, é mais fácil dar um critério objetivo. Eu tenho uma visão um pouco diferente sobre isso, ninguém precisa concordar, mas chega ser cruel esconder a real, porque dificulta a pessoa melhorar. Mas eu entendo que aconteça, está cada vez mais difícil fazer o que precisa na sociedade atual. Existe uma diferença entre um feedback produtivo e tacar pedra na pessoa, mas muita gente não vê assim. Perde todo mundo.
Claro que pode ser um pouco mais difícil para quem é menor, mas é circunstancial. Se a pessoa não consegue tem que ir melhorando, estudando (praticando) e se qualificando cada vez mais, para uma hora aparecer uma oportunidade que encaixa bem e conseguir agarrá-la. A espera pode ser boa, se a pessoa souber aproveitar isso bem.
Eu entendo que algumas pessoas precisam do dinheiro e terão que fazer algum trabalho que não seja programação e atrasar um pouco, mas a vida é assim. Tem que fazer o melhor.
Eu cheguei a trabalhar em alguma coisa com 5 anos (nada sério, hoje seria crime) e com 14 anos já estava programando em uma empresa. Eram outros tempos, mas também com dificuldade. Tinha acabado de abrir uma empresa "de computadores" na cidade, quase ninguém mais tinha nada, não tinha vaga, eu fiquei 1 mês insistindo até criarem a vaga pra mim. Viram que não podiam deixar alguém tão dedicado sem nada, mesmo sabendo pouco ainda, mas com claro potencial.
Isso é que importa. Em muitos casos tem empresa que contrata até o inexperiente. Não aparece em cada esquina, mas aparece mais que antes. O problema hoje é que tem muita gente no mercado, mas vagas tem absurdamente mais. Muitas empresas não contratam quem percebe que a pessoa não vai muito para frente. A escola não está ajudando. Precisa ver isso. Tem gente com diploma e tem educação básica fraquíssima. Muitas vezes depende do diploma só para filtrar um pouco. Mas é possível conseguir algo se ela demonstra potencial. E tem que ter jogo de cintura. Não é fácil.
Persistência e criatividade ajudam muito.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).