Depois de 24 anos na área de TI, eu fiquei de saco cheio desse corporativismo e baixa valorização e até baixa remuneração em muitos momentos. Sem contar as incansáveis reuniões inúteis que brasileiros tem mania de fazer. Como disse Washington de Olivetto: "A melhor forma de trabalhar sem produzir nada é fazendo reuniões".
Isso é algo que americanos e canadenses não fazem: reuniões inúteis. Por lá se tem apenas 1 reunião por dia de 15 min e basta! O restante todo é por e-mail e a maioria das empresas é orientada a meta, pouco se importam se você trabalha 5 dias na semana ou 7 dias. Você vai receber o acordado no contrato e pronto. Tanto que não era incomum eu e alguns outros na equipe terminarmos as tarefas 2 dias antes e simplesmente ficarmos de bobeira por 2 dias.
Por esse motivo comecei a estudar outras coisas e enxerguei no mercado financeiro uma maneira de ganhar igual ou mais do que eu ganhava. Fiquei anos estudando em paralelo até o momento que o que eu ganhava no mercado financeiro batia o meu salário (que não era baixo, no pior momento tava ganhando 25 mil reais líquido).
Não me arrependo nem um pouco de ter migrado. Hoje só atuo em TI em projetos próprios e pra cunho pessoal. Melhor decisão que tomei na vida. A saber, não tenho chefe, não trabalho 8h/dia (no mercado financeiro só as 4 primeiras horas de pregão que importam, então esse é o meu dia de trabalho e detalhe, ganhando hoje uma média de 6 dígitos de "salário").
E não, não comecei com muito dinheiro, na verdade comecei com o dinheiro dos outros.