A maior armadilha que eu vejo as pessoas caindo ultimamente é pedir conselhos para pessoas aleatórias na internet.
Não é que nunca terá alguma coisa boa. O problema é que tem chance razoável de ter vários ruins que a pessoa não perceberá assim. E seguir esses ruins será a segunda armadilha que a pessoa cairá. E elas são ruins geralmente porque:
- a conselheira não sabe do que está falando ou tem um viés
- ela não conhece quem vai ouvir aquilo e não entende o contexto, tão importante
- os conselhos nunca são detalhados e costumam ser ambíguos, trazendo interpretação errada
- essa pessoa não tem compromisso e não sofrerá as consequências de quem seguir os conselhos.
Outra armadilha comum é a pessoa não focar nos fundamentos e sim em tecnologias, especialmente as modinhas. Perto de 100% das pessoas que entram na área cometem esse erro e a maioria nunca consertará. O que importa é ser solucionador de problemas.
Não sei se é uma armadilha, mas a pessoa achar que vai programar bem sem formação básica adequada é uma ilusão. Talvez a armadilha seja não consertar isso. Acabei de confirmar que estão sobrando vagas mesmo tendo tanta gente reclamando que não tem vagas, adivinha o porquê?
Também é uma armadilha aprender tudo "mais ou menos", só se preocupando com o resultado, com a entrega de "alguma coisa". E isso acontece muito por uso de material inadequado, de ouvir influencers. Isso é falta de compromisso. Também é um problema como todo estudo é fragmentado e sem estrutura hoje em dia.
Tem várias outras, mas para finalizar vou falar da falta de investimento na carreira e perda de oportunidades. Aí acontece coisas assim: https://www.tabnews.com.br/maniero/voce-vai-ganhar-um-ingresso-para-o-the-developers-conference.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).