Executando verificação de segurança...
1

Microsserviços, é pra esse tipo de aplicação que os microframeworks foram criados. Eu uso o Laravel para quase tudo, mas as vezes para capar e deixar ele enxuto o suficiente pra um pequeno microsserviço, vai um tempo e algumas tentativas. Os microframeworks já largam com a vantagem de serem enxutos por padrão. O prório Laravel tinha uma versão chamada Lumen, que visava ser assim mais leve.

Se você faz tudo no mesmo framework é porquê você trabalha com produtos de requisitos técnicos parecidos (é o meu caso, Laravel na maioria das vezes), mas as vezes tem um ou outro projeto que vale a pena pegar uma ferramenta mais apropriada.

Carregando publicação patrocinada...
1

O Lumen é uma versão leve do Laravel, focada em APIs e microsserviços, mas ainda mantendo muita da estrutura do Laravel. Já o Lithe é um microframework ainda mais enxuto e flexível, permitindo escolher as bibliotecas e ferramentas que você quiser (como Eloquent, Blade, Twig, etc.) e oferecendo suporte a middlewares, migrações, e outras funcionalidades essenciais, mas sem a sobrecarga de configurações desnecessárias.