Executando verificação de segurança...
24

Como eu consegui minha primeira vaga Júnior por meio de SPAM

Aviso

Nenhum dos métodos descritos abaixo são garantidos, nem tampouco recomendados (apesar de ter me dado um resultado absurdo quando usei).
não use por conta e risco!

Background

Lá estava eu, dois anos atrás, na época de ouro das vagas de TI, morrendo de vontade de surfar na onda dos "salários legais com 8 meses de estudo".

Na época, eu tinha pouca exposição prática à programação de verdade, com nada no currículo além de um diploma técnico pelo IFSP e alguns projetinhos no github. Além disso, já estava há vários meses tentando retomar o tempo perdido com tutoriais de Javascript e HTML - CSS.

A grande motivação

Num determinado momento, enquanto apanhava pra encontrar um direcionamento nos estudos, percebi que não tinha mais tempo a perder: Minha então namorada agora tinha se tornado minha noiva, e eu, rapaz magro, alto, meio vagal, e com muito potencial desperdiçado dando aulinhas de inglês, decidi que tinha que conseguir um emprego até Setembro daquele ano, pois me casaria em Outubro e não queria ser sanguessuga da minha mulher.

O "Como"

Tendo um "porquê" bem definido, agora eu precisava usar a cabeça pra entrar no mercado de trabalho em tempo recorde. (uns 3 ou 4 meses)

Primeiro, percebi que a maioria das vagas que eu tentava ingressar pediam React, e eu só sabia o basicão (HTML- CSS - JS), pra isso, comecei a fazer alguns projetinhos pessoais e seguir a semana Omnistack da Rocketseat (Atual NLW), isso me ajudou a ganhar um pouco de malícia em frameworks de javascript, e me expor a uma variedade um pouco maior de conhecimentos.

Dessa forma até consegui progredir um pouco, mas ainda estava muito lento, eu aplicava pra vagas do linkedin e ninguém me retornava, tinha que ter algum jeito melhor!

Até que um dia eu achei um repositório no github chamado frontendbr/vagas, um lugar onde recrutadores deixavam uma descrição da vaga frontend, e no final um EMAIL para contato.

Achei incrível a facilidade que aquilo me deu, tinham mais de 200 vagas em aberto e umas 2000 fechadas, a maioria publicando o EMAIL das empresas contratantes, é obvio que eu não ia deixar isso barato...

A descoberta do "Hack" de vagas

Comecei a enviar meu currículo freneticamente para as vagas em aberto pelo email, até que enviei tantos currículos que tive a ideia de criar um "robô" pra fazer isso pra mim.

Como eu ainda era mediano na programação, falhei miseravelmente em criar um algoritmo de web scraping, mas a ideia ainda estava bem fresca na minha cabeça:

"É só arranjar um jeito de reunir todos esses emails de empresas em uma lista, e depois mandar meu currículo pra todo mundo de uma vez!!"

Eu estava pouco me importando se a galera ia me rejeitar, o importante era conseguir um punhado de respostas e depois me virar nos trinta pra convencer os recrutadores que eu valia alguma coisa...

Passaram algumas semanas e eu finalmente consegui um método matador, e foi estranhamente simples: Usei um programa chamado "Screaming Frog" eu fiz um scraping nas issues de todas as vagas do repositório, filtrando por React, e incluindo as vagas já fechadas, consegui extrair tipo uns... 1400 EMAILS!!

Eu não sei porque, mas a sensação era como se eu estivesse usando "HESOYAM" no GTA San Andreas, parecia até um pouco trapaça, embora só tivesse automatizado um processo manual..
-- Eu nem sabia que existiam 1400 empresas de TI no Brasil

Resultados

Entrei no meu gmail, e criei um novo email com o título tipo assim:

"[VAGA FRONTEND] opa, encontrei vocês por meio de webscraping, vocês tem uma oportunidade pra mim?"

Fiz questão de deixar super casual, pra não parecer que era um spam, e logo mandei uma descrição dos meus conhecimentos, junto com meu currículo e linkedin.

Selecionei o envio em BCC, pra não expor os emails para ninguém, e enviei 100 por vez, pra não ser bloqueado pelo google.

Depois eu só fui dormir, após mandar meu currículo para uns 500 dos emails da minha lista.

Acordei no outro dia e logo fui ver meu email. Foi muito emocionante pra ser sincero, minha caixa de entrada estava borbulhando de mensagens!! Comecei a responder perguntas de dezenas de recrutadores, que por sua vez demonstraram bastante cortesia em dar um retorno, muitas vagas já não existiam, mas muitas pessoas realmente queriam saber mais sobre mim.

Agora vou divulgar os resultados que tive com esse método

No fim dessa brincadeira, havia se passado um mês, e só por meio dos disparos de email eu conversei com mais de 80 recrutadores por email / whatsapp, fiz 4 desafios de vagas em React (Deu pra aprender muito), entrei em 13 entrevistas com recrutadores, apanhei pra caramba, fiquei craque em entrevistas e finalmente fui contratado na 12a entrevista, ganhando uma média de 3 mil PJ, oq para mim estava super bom.

Depois disso eu nunca divulguei esse esquema publicamente, embora tenha ajudado a umas 5 ou 6 pessoas a conseguirem vaga por meio dele, e meus 3 primeiros empregos tenham sido por meio desse método.. Hoje em dia parece que os resultados diminuíram ao usar a lista, talvez pelo mercado estar um pouco menos aquecido ou as empresas só estarem vacinadas contra essa abordagem, mas fica gravada a história de como eu consegui vagas por meio de "spam".

Espero ter trazido um bom entretenimento ao seu dia, obrigado!

Edit: Mãe to na famoso!! Valeu pelo engajamento pessoal..
Para os que perguntaram, aqui está um vídeo explicativo de como fiz o método, talvez se fizer uma extração com as novas issues que estão no repositório agora pode funcionar :V

Carregando publicação patrocinada...
2

Cara, história muito legal. Dei algumas risadas imaginando a situação.

Algo que tirei de proveito na sua história foi tomar a iniciativa, correr atrás. Lembrei da frase: quem não é visto não é lembrado. Pena que o método já não está funcionando tão bem atualmente, mas quem sabe não dá pra utilizar ele daqui a algum tempo.

Valeu pelo post!

1

Bom, eu não atualizei a lista e pode ser que usando emails novos do repositório o resultado melhore, também daria pra programar um negócio pra testar se o email existe ou não, na época eu não tive muito essa malícia por ser iniciante

2

Adorei seu depoimento hahaha. Muitas vezes temos que se virar para conseguir entrar no mercado de trabalho, mas você conseguiu de um jeito muito criativo e inteligente.

0
2

Eu fiz isso uma vez também kkkk. O engraçado é que na primeira eu não tinha usado filtro, dai vinha um monte de entrevista, desde tech lead até estagiário KKKK, loucura. Mas que bom que conseguiu, maninho. Boa sorte agora !

0
2

E pensar que vi esse teu rolo todo ao vivo kkkkkk genial :v
Só lembro da correria que foi fazer todos aqueles desafios, quase tudo de uma vez, e com isso digo, corajoso pacas haha

1
1

Cara, que irado kkkk A emoção de conseguir fazer isso deve ter sido muito massa, ainda mais pelo resultado. Show de bola.

0
1
0

Valeeu, no fim das contas já estamos completando 2 anos de casados haha, o timing foi perfeito para eu conseguir meu primeiro emprego e casar

1
1
1
0
1

Parabéns pelo desempenho companheiro, mesmo sem ter o domínio 100% das competências das vagas voçê conseguiu se sobresair. Acredito que hoje esse método nao funcione tanto assim mais voçe se destacou em ter essa idéia que muitos não tiveram.

1
1
0
1

KKKKKKK muito massa seu depoimento, me lembrou o do cara que integrou a api da OpenAI ao próprio whatsapp dele, para verificar toda mensagem recebida e caso fosse uma proposta de emprego, enviar automaticamente o currículo dele, essas abordagens fazem toda a diferença! Sucessoo!

0
1

Ganhou um tabcoin 🪙

Muito interessante e inteligente sua abordagem. Vale aquela máxima: quem quer vai atrás.
Criativo e inspirador 😄

0
1

Cara que massa, por mais que seja algo inusitado foi uma abordagem bem interessante e criativa. Esse depoimento me deu algumas idéias para eu conseguir uma vaga, não o mesmo método, mas uma idéia criativa.

0
1

não tenho tabcoins pra dar, mas se tivesse, esse post merecia hahaha muito bom, e foi o empurrão que eu precisava pra aprender a fazer webscraping ;)

1
1
1
1

Sera q da pra conseguir vaga sendo menor de idade assim? eu ja tenho um pouco de experiência em Java, Javascript, React, Node, Next, C++...

Obviamente não sou avançado em nada, mas ja tive contato...

1

Boa pergunta meu amigo, nesse caso talvez seja mais fácil encontrar algum amigo ou contato que esteja fazendo um projeto pra vc participar de forma remunerada, ou entrar em projetos open source, q no caso seria voluntário

1

CARA, Tenica boa essa em
Manualmente eu mando uma par de curriculo e não passo nem pra segunda fase, quem sabe se fazer um projeto desse eu tenho pelo menos a chance de fazer os testes tecnicos

1
0
0