Executando verificação de segurança...
4

Atualmente eu passo por algo parecido, mas já consegui encontrar uma solução que se encaixa pra mim.
E de verdade, eu não quero te desanimar nem nada, mas essa fase de se sentir perdido é HORRIVEL e NÃO existe resposta exata.
Mas existem dicas, e eu estou aqui pra compartilhar a MINHA experiência contigo, lembre-se que pode acabar não servindo pra você, mas vou tentar meu melhor.

Basicamente, sendo direto, aqui vai alguns tópicos que eu considero os mais importantes:

  1. Verifique se você realmente gosta do que faz
    Assim como eu, conheci pessoas que diziam gostar de programação, mas na realidade elas não gostavam de verdade, faziam por hobby ou se iludiam com a proposta do "dinheiro fácil".
    Pessoas que tentam ingressar na área sem realmente gostar do que fazem, estão fadadas ao fracasso.
    Se você realmente gosta e quando fica um tempo sem programar ou estudar sobre se sente "com saudade", pode ir pra próxima dica, caso contrário, tenta ver se você realmente quer continuar nessa área, talvez tenha algo que você se identifique mais.

  1. Conciliar o tempo de estudo com trabalho e vida pessoal
    Essa parte infelizmente eu não tenho muita bagagem pra te auxiliar, tendo em vista que eu tenho 19 anos e só estudo. Porém, definir uma rótina ajuda MUITO.
    Eu tenho TDAH bem desgraçado, então pra mim é um sofrimento estudar qualquer coisa, e por anos da minha vida (antes de descobrir o diagnostico) eu me sentia burro e incompetente, porém, hoje em dia, a minha maior dica pra qualquer pessoa é: Se organize
    Crie um Notion, coloque cronômetros e REALMENTE tenha DISCIPLINA pra seguir os horários, pq é fácil colocar cronômetrozinho e criar tabelinha se você não faz nada disso. Tu realmente vai precisar ter disciplina.
    Não é fácil, é chato, massante e no começo vai parecer que você está indo para o abatedouro, mas é necessário.

  1. Estabeleça prioridades
    Você vai precisar estebelecer prioridades.
    Você vai ter um tempo sobrando e serão suas prioridades que vai ditar o que você vai fazer nesse tempo que te restar.
    Não adianta você seguir tudo a risca, ter crônometros, metas, rotina, bullet lists, se na primeira oportunidade você vai sair correndo disso.
    Como dito na primeira dica, você vai precisar gostar do que faz, de verdade mesmo.

  1. Burnout
    O Burnout vem quando nós nôs esforçamos mais do que somos capazes de aguentar, e isso infelizmente é normal nos dias de hoje. Tanto estudos quanto o trabalho acaba consumindo da gente mais do que conseguimos doar.
    A minha dica pra isso é a seguinte: Estabeleça um tempo JUSTO na sua agenda (dica 2) pra você tirar um tempo de TUDO. Realmente pegar 1 hora, 30 minutos ou o tempo que você achar justo, pra você realmente desligar a cabeça de tudo. Se você gosta de tomar uma breja, vai tomar uma, se você gosta de assistir um filme comendo uma pipoca, vai fundo. Realmente tire um tempo pra você e somente pra você (Dica pessoal: eu gosto de meditar nesse tempo, ajuda a regular ansiedade e treinar foco).

  1. Estudo Espaçado
    Uma dica que eu gosto de dar é: Em vez de você estudar todo o tempo que você tem a mesma coisa o dia todo, tire uma hora pra estudar uma coisa, depois mais uma hora pra estudar outra coisa, e depois descansa. Dê recompensas para o seu cérebro saber que você conseguiu algum tipo de avanço, isso ajuda MUITO a te manter motivado a continuar.
    De acordo com a ciência (wikipedia), é melhor você estudar um pouco sobre algo durante toda a semana do que ficar o dia todo estudando essa mesma coisa. Seu cérebro retêm muito mais com esse tipo de estudo espaçado.
    Fontes:
    https://en.wikipedia.org/wiki/Spaced_repetition
    https://www.blogdoead.com.br/tag/metodologias-de-estudo/repeticao-espacada

  1. Qual área seguir?
    Por muito tempo da minha humilde "carreira" de 1 ano e meio, eu tive essa duvida: Qual área seguir?
    A resposta é simples: Você vai saber quando encontrar a área que mais gostar.
    Atualmente eu gosto muito de WEB e é essa a área que eu quero, mas quando comecei na WEB eu pensei "nossa que bosta". Depois de um mês eu simplesmente já tava criando algo realmente legal na WEB sem nem perceber.
    Nossa área é realmente vasta, mas não é tão dificil assim trocar de área.
    Cibersecurity, mobile, web, desktop, etc. Tanto faz, o conhecimento que você tem de BASE vai te permitir se especializar em qualquer uma delas sem tantas dificuldades.
    Apenas estude, termine a faculdade primeiro, depois tu pensa em qual área se especializar.
    Eu até hoje mexo com Mobile, web e até faço uns jogos de vez em quando.
    Agora se você quer tentar gestão, ai sinceramente eu tenho 0 dicas pra isso, infelizmente kkkk.
    Canal do Fabio Akita vai ajudar bastante com esse tipo de assunto: Qual área seguir, gestão, empreendedorismo e principalmente conhecimento de base que qualquer DEV deveria ter.

Fim das dicas.
Espero que tenha ajudado de alguma forma a pelomenos dar uma clareada na mente.
E por fim: Não se cobre tanto amigo, é normal ficar perdido e você ainda tem muito tempo pela frente, não coloque a carroça na frente dos cavalos.
Um abraço e te desejo todo o sucesso do mundo!

Carregando publicação patrocinada...
1