Executando verificação de segurança...
6

Desabafo de um dono de SaaS...

Hoje, no dia 211 da jornada da elogiou.com.br, me pego refletindo sobre a montanha-russa que tem sido criar uma startup do zero. Nas últimas semanas acordando as 05:30, me senti quase à beira de um Burnout: foram mais de 40 emails de automação criados, 7 landing pages diferentes para cada plataforma de afiliados, sem contar os trabalhos para grandes empresas da minha agência, a Wama, ela é a que segura as pontas e as contas rs.

Eu ainda tenho TDHA (diagnosticado) o que torna meu processo bem improdutivo depois de umas 10h-11h sentado na frente do pc, pois é a hora que meu medicamento acaba o efeito. Às 23h eu deito na cama e parece que eu tenho um V8 dentro da minha cabeça de tanto pensamento que vai e vem e de tanta coisa acontecendo muito rápido. Por fim, eu acabo dormindo bem rápido não tenho problema com isso…

Mesmo acordando no outro dia as 5:30 indo fazer meus exercícios, a ideia de desistir nem passa pela minha cabeça, mesmo quando eu chego em casa e abro o painel da Elogiou e não tem nenhum cadastro ou quando já faz uma semana sem nenhuma nova assinatura. Trabalho de 7 a 9 horas por dia exclusivamente nesse projeto, aperfeiçoando cada detalhe, cada função, com o objetivo de criar um software impecável.

Nos últimos 7 meses, aprendi que "dar" sorte não é algo que simplesmente acontece, mas sim algo que você cria. Todos os dias, eu e meu sócio, Hebert, estamos construindo nossa própria sorte. Mesmo falhando em ver meus pais, não tendo um final de semana de curtição com minha noiva ou em levar meus cachorros para passear…

Recentemente, um amigo me perguntou se eu achava que dava 100% para o meu negócio. Minha resposta foi imediata: eu dou 1000% por um negócio que, às vezes, não me dá nem 1% de retorno. E sei que esse é o jogo que vai me assombrar até que eu possa viver do meu software. Um dia, voltarei aqui para dizer que, sim, deu certo esse negócio de tentar criar a própria sorte!

Envio boas energias para todos que estão enfrentando desafios parecidos com o meu ultimamente.

Só nós sabemos quão difícil é manter essa determinação enquanto todos ao nosso redor pedem para "pisar no freio", alertando que vamos morrer de trabalhar...

Abraço forte!

2

Não seria melhor você lançar um MVP? Um 'Software impecável' não significa que ele terá sucesso no mercado. Investir tudo em uma ideia não validada pode resultar em muita frustração, como parece ser o caso deste post. Na maioria dos casos, é preferível 'tombar para frente', ou seja, é melhor que o seu servidor não aguente a demanda do que não ter usuários, entende?

Eu também tenho meus próprios projetos em desenvolvimento, e foi essa saída que encontrei para não enlouquecer.

1

A Elogiou já está lançada, temos 45 assinantes MRR 1,3k agora a fase é de escala. Não tenho mais porque inflar de recursos, o "proeblema" é marketing e vendas agora rs

1

Entendi!

Então é isso aí mesmo, seguir firme e determinado!
Parabéns pelo post, é um relato necessário para quem quer entrar nesse mundo. Queria ter lido isso a um bom tempo atrás.

1

Sabe, compartilho dessa mesma obsessão tua com o meu projetinho. A diferença entre eles é enorme, pois o Elogiou já até ganhou um lugar no mercado, claro, mas a ambição nem tanto.

Parabéns pela tua jornada. Um SaaS é apenas um nome moderno para "meses de esforço, luta e compromissos cancelados" sem qualquer perspectiva de retorno.

Mas vai firme que teu milhãozinho tá mais perto que longe. Difícil nem é programar. É ter a ideia. Pensar nos detalhes. Ligar para cada pequenina coisa e se afeiçoar tanto que isso se torna parte de você.

Mas pare para pensar que foi com isso na tua cabeça que você chegou onde está. Que talvez essa condição fosse não 'apenas' um problema, mas uma característica que pode de alguma forma tê-lo impulsionado a fazer o que fez. Falo porque também tenho TDAH e percebi que grande parte dessas ideias malucas que passam pela minha cabeça não ocorrem com as pessoas ao meu redor.

Fique bem.
Conte comigo.

Isaias Velasquez
Maybepad.com

2
1
1
1

Eu ainda acredito que o fator sorte se cira, nesse caso ele foi autoresponsável por ter a empresa dele no mesmo momento que o presidente precisou de uma empresa para voar. Eu não tinha uma empresa aérea nesse dia ou seja, ele tinha e eles construiu a sorte dele

1

oi! cara, se você se sentiu a beira de um burnout é melhor sair dessa exaustão, porque se você não parar antes de adoecer, o seu corpo vai te fazer parar. Um diagnóstico de TDAH só serve pra você procurar um tratamento adequado (psiquiátrico e psicológico). Você disse que está falhando com as relações mais importantes da sua vida nesse momento, se (espero que não aconteça) você sofrer um adoecimento grave, o que teria sido mais importante?
Cuida da sua saúde pra ter tempo de desfrutar do seu trabalho e ver sua StartUp acontecer. Se atenta nas prioridades.

Minha namorada é psicóloga e essas são as palavras dela.

1

Eu sou workaholic, adoro essa pegada, já estou nisso há anos. Sou saudável, durmo 8h por dia, academia, bike, me alimento bem! É justamente esse empurrão para baixo que tento me blindar, o famoso pé no freio, não estou criticando sua resposta, afinal, está certíssimo! Só que eu vou escolher sangrar mais um pouco em cima do projeto. Obrigado pelas palavras irmão! Sobre o TDAH está diagnosticado e faço uso da medicação correta.

1

É isso! Desistir não faz parte dos nossos planos! A conta vai fechar e quando ela fechar, você vai agradecer por não ter desistido!

E lembre-se, o vencedor é aquele não desistiu!

Sucesso!

1

Parabéns pelo post, parabéns pelo projeto!

Um dia, voltarei aqui para dizer que, sim, deu certo esse negócio de tentar criar a própria sorte!

Promessa feita.

1
1

Muito massa e maduro da sua parte desabafar e ainda de quebra ajudar a comunidade!

Também tenho vontade de empreender e ter um empreendedor compartilhando suas dores e forças é muito importante.

Estou aqui torcendo para que a luta de hoje faça você alcançar o sonho no amanhã. Toda força e sucesso!

1
1