Acho que uma das respostas a essa pergunta pode ser simplesmente, custos!
Desemvolver um bom motor de pesquisa não é o problema, só que fazer a pesquisa direto no Google não traz custos diretos para o TabNews, enquanto um motor de pesquisa interno vai originar um aumento significativo do consumo de recursos, logo nos custos também.
Para que o projeto seja promissor, é preciso adotar certas decisões de UX. A barra de pesquisa, apesar de, como você disse, aumentar os custos, pode aumentar o tempo de permanência no site, assim recuperando o investimento. Mesmo que seja "fácil" pesquisar no Google, essa decisão vai contra lógicas básicas de experiência do usuário. É como se, para pesquisar um vídeo no YouTube, você tivesse que ir pelo Google. Acredito que um projeto como o Tabnews precise de coisas como essa para evoluir.
Sim concordo, mas neste momento não existe uma fonte de receita, é acredito que todas as decisoes vão ser tomadas tendo em conta os custos.
Mas penso que será ineviatavel implementar um sistema de pesquisa no futuro.
Acho que, já que não temos nada, não adianta ficar filosofando ou esperando decisões corretas de UX, uma simples barra de pesquisa que usasse os resultados do google já resolveria.