Eu era do time dos céticos também, mas existe a questão do tempo e evolução exponencial dessas ferramentas, que se não me falha a memória é algo em torno de 3.8 meses, o que é surreal levando em consideração a lei de Moore dos 18 meses.
A velocidade em que essas ferramentas dobram sua capacidade pode ser a chave para entendermos o tamanho do impacto.
Algo bastante perceptível é a evolução do Midjourney, que do 1 para o 2 mudou da água para o vinho, e na recente versão 5 é muito difícil para um olho não treinado saber o que é uma foto real do que é uma imagem gerada por IA.
No caso específico do Midjourney, conhecer sobre perspectiva, iluminação, enquadramento, etc vai ajudar muito na hora de usar o prompt e seus parâmetros, mas mesmo assim não vejo um futuro promissor para os ilustradores, por exemplo.
Já o GPT-4 está aí reconhecendo entradas de imagem e dando um salto em relação à versão anterior, e agora é possível também dividir o comando do contexto, o que ajuda muito na hora de gerar o resultado.
Posso por exemplo contextualizar dizendo: "Você é um programador experiente que vai seguir as boas práticas", isso em uma parte separada do comando, dessa forma a IA tem uma maior clareza do seu papel na atividade.
Por isso, sabendo que a cada 4 meses vamos ter uma "mini-revolução", eu sinceramente não posso imaginar o que teremos em 5 ou 10 anos, já que a velocidade de evolução é espantosa.
Então, acho que o ponto principal não é elaborar o que Chat GPT faz agora, e sim o que ele poderá fazer nas próximas versões.
Minha estratégia está sendo cair de cabeça nesse mundo para entender o que eu posso fazer para ser mais produtivo usando essas ferramentas. Não apenas uso Copilot e GPT, como também o Midjourney e Play.ht para criar conteúdo multimídia.
Não tenho nenhuma conclusão sobre o assunto, mas a minha perspectiva é de que programadores experientes se tornem "pilotos dos novos Airbus": Não é quem pousa, não é quem decola, mas está no comando supervisionando e assume quando é necessário.
O ponto é que um avião só precisa de 2 pilotos e não um departamento inteiro para comandar o voo.
E pensando por esse lado, quem tem alguma senioridade está de certa forma protegido, mas vejo uma barreira bem grande sendo erguida para os juniores.