Executando verificação de segurança...
3

E ele está certíssimo: Mercado maior, moeda forte...
As pessoas lançam SaaS nacionalmente quando ele resolve um problema local/cultural, como por exemplo emissão de notas fiscais, acompanhamento de processos, etc. Ou quando não dominam o idioma e ficam com receio na hora do follow up e suporte.

Para soluções "globais" não tem porque começar no Brasil, pois isso limita seu mercado sem trazer nenhum benefício.
O único ponto de atenção é na comunicação na hora de criar anúncios e ofertas, pois cada cultura responde de forma diferente a determinada abordagem marketeira, mas nada que uma boa pesquisa de mercado não resolva.

Carregando publicação patrocinada...
2

Localização

não tem porque começar no Brasil

é tão difícil criar um arquivo pt-br.json e um en-us.json e deixar o sistema localizado?

Não falei em lançar apenas em portugues, mas em localizar para os dois idiomas

1

Em um primeiro momento, não vale a pena. É o tal do 80/20 do Pareto.
Dependendo do tamanho do sistema, não vale a energia manter 2 idiomas logo de cara e revisá-los. Seu foco deve estar em vender e validar a ideia.
Com o tempo (e dados) você decide quais idiomas, além do inglês, vale a pena localizar, e se isso vai de fato gerar valor nas vendas.

1

Bom, acredito que farei isso em um futuro próximo. Mas por agora está fora do meu foco principal... Mas ainda assim agradeço pelo conselho/crítica (ou seja lá o que foi isso)